Confira as ideias e planos de Danilo Morgado para Praia Grande
Derrotado por Raquel Chini no segundo turno da eleição de 2020, o pré-candidato aparece em segundo lugar na pesquisa BADRA de opinião, pouco mais de 10 pontos atrás de Alberto Mourão
05/03/2024 - terça às 00h01Portal BS9: Por que o sr. deseja ser prefeito de Praia Grande?
Danilo Morgado: Desejo ser prefeito porque sei que estou preparado e que a população identifica que é momento de mudança. E desejo ser prefeito porque eu amo a Praia Grande e a escolhi para viver há mais de 15 anos.
BS9: Imaginando que o sr. será eleito prefeito de Praia Grande, qual será a primeira medida que o sr. irá adotar ao chefiar o Executivo Municipal?
Danilo: Primeiro precisamos abrir a verdadeira caixa preta da prefeitura, ou seja, tudo aquilo que está de encoberto, tudo aquilo que foi feito com corrupção e superfaturado precisa mudar, pois o dinheiro público é para o povo e não para encher o bolso de alguns. Antes de qualquer coisa vamos estudar as finanças e iniciar um bom trabalho pela saúde.
BS9: Na sua opinião, qual o principal problema enfrentando hoje pelo município de Praia Grande e que compromete a qualidade de vida do morador da cidade?
Danilo: O maior problema se chama Mourão, um governo de 40 anos e que alguns morreram, sofreram e esse é o maior problema da cidade, mas se for falar em projeto e problemas pontuais iniciamos em falar pela saúde, a saúde da cidade é a pior de toda a Baixada Santista, temos recurso e deveríamos ter uma saúde muito melhor, mas não temos porque aqueles que governam não amam o que fazem, apenas amam o poder.
BS9: O sr. poderia dizer quais as três principais ações e ou programas que pretende desenvolver caso venha a se tornar prefeito de Praia Grande?
Danilo: Inicialmente, como já havia dito na outra eleição, a saúde é prioridade, não consigo pensar em asfalto se faltam leitos, por exemplo, dentro do hospital, é a nossa luta por um segundo hospital dentro da cidade, por um trabalho na saúde e principalmente dedicado à saúde da mulher que ficou para trás nos últimos tempos. Temos também um projeto muito importante em relação à saúde PET, ou seja, o hospital veterinário. Aquilo que a prefeita Raquel prometeu, que o ex-prefeito e deputado Mourão sempre achou que era besteira, mas é necessário, um hospital PET gratuito para a população. Em questão de segurança, reforçar a guarda municipal, tornando uma polícia municipal deixando de ser meramente patrimonial, mas sim cuidando da população como deve ser a guarda e nos últimos tempos foi abandonado. Sendo assim valorizando a guarda e o servidor público em geral.
BS9: O sr. já tem definido o nome do candidato a vice-prefeito(a) em sua chapa? Quem é ele(a)?
Danilo: Tudo caminha para que seja o doutor Antônio Carlos, um excelente médico respeitado que atende há mais de 40 anos na cidade, um cardiologista que conhece realmente o coração das pessoas de Praia Grande. Dificilmente isso mudaria pela confiança que tenho, pela imagem política que ele tem e por saber que me ajudará a construir uma Praia Grande muito melhor, muito mais humana, porque é o médico do coração de nossa cidade.
BS9: Em termos políticos e também de gestão pública, que qualidades o sr. acredita possuir que o diferencia dos demais pré-candidatos?
Danilo: Acredito que uma grande qualidade de um político tem que ser o ouvir, o respeitar e ser humano. E é isso o que faltou nos últimos anos, já são 40 anos esses últimos anos que falta isso. Portanto, além de ter conhecimento em gestão, equipe profissional e ter uma visão de uma cidade que precisa e pode ser muito melhor, acredito que essa será a nossa diferença. O político que ouve mais, ele erra menos. E com certeza em nosso governo isso acontecerá.
BS9: O sr. está satisfeito. com a gestão do Governador Tarcísio de Freitas à frente do Governo do Estado de São Paulo? E do Presidente Lula, à frente da Presidência da República?
Danilo: Acredito que pelo tamanho do país e o tamanho do estado, um ano de governo ainda é muito pouco para ser avaliado. Vejo alguns números melhorando, vejo algumas movimentações, mas acredito que precisa de muito mais e necessito de mais tempo para avaliar. Mas não torço contra o estado, não torço contra o país, mas sim para que quem governe dê certo. E a minha cobrança sempre será feita, não importa de que lado esteja o governante.
BS9: O sr. aprova ou reprova o desempenho do atual prefeito de Praia Grande, Raquel Chini, à frente do Executivo Municipal?
Danilo: Eu reprovo, não como pessoa, mas como governante da cidade, muito ficou a desejar, porém Raquel é apenas a continuação do governo Morão, é quem acata suas ordens e seu comando, e mesmo que ele tente afastar isso, se o governo Raquel é reprovado, na verdade a principal culpa é daquele que o indicou, portanto eu reprovo o governo e acredito que essa mudança é necessária de forma urgente.
BS9: O sr. assume o compromisso de caso eleito, ampliar os recursos orçamentários destinados às áreas do Turismo, do Esporte e da Cultura, já no seu segundo ano de Governo?
Danilo: Sem dúvida, precisa de investimento e de algum bom investimento, pois como eu sempre digo não falta recurso em Praia Grande, falta uma gestão que enxerga a necessidade. No esporte, Praia Grande precisa e terá um time profissional, um time profissional não só de futebol, mas um time que disputa em várias áreas e sem dúvidas que patrocínios virão, pois um prefeito que mostra a sua cidade e que a divulga, é alguém que consegue trazer recursos, alguém que ajuda a melhorar e alguém que olha não somente para zona 1 ou para o início da cidade, mas é necessário olhar para o lazer, o turismo também, no Maracanã, no Solemar, no Caiçara, em toda a região, pois a cidade é muito mais do que apenas um lado, é muito mais do que três ou quatro bairros.
BS9: Como melhorar o desempenho das áreas da Saúde e da Segurança no município de Praia Grande?
Danilo: A saúde precisa urgentemente de um segundo hospital. Eu vejo nosso futuro adversário falando sobre isso, mas alguém que levou 40 anos e não conseguiu fazer, porque quer renovar as mentiras e não os compromissos. Então meu compromisso é lutar para que tenhamos um segundo hospital na cidade, para que consiga desafogar um pouco, é melhorar a atenção primária colocando especialistas na porta das pessoas e não somente especialistas no hospital ou nas especialidades externas. É criar o hospital da mulher que é um compromisso antigo e sabemos que temos recurso para isso e buscaremos com deputados que são ligados e nos apoiam.
É melhorar a saúde infantil e ter um atendimento especial, é dar atenção aos autistas que estão abandonados na cidade. Já na segurança, precisa melhorar a iluminação, temos uma cidade escura. Uma iluminação obsoleta retrógrada que precisa ser trocada Itanhaém que é uma cidade muito menor que a nossa trocou sua iluminação por led e hoje é uma cidade iluminada Praia Grande só não trocou porque quem governa não enxerga pois não vive na cidade de verdade e quem quer governar não coloca os pés na cidade apenas vive em Miami Campos Jordão Portugal e não sabe o que é terrível no último ano foram mais de 6.300 furtos ou seja a cidade mais insegura da baixada santista precisamos reforçar a construção e o elo entre a polícia municipal que hoje é a guarda municipal mas precisa ser ostensiva e não só patrimonial junto com a polícia militar é necessário valorizar o guarda municipal acertar encaminhar de forma correta o seu plano de carreira e assim teremos uma segurança eficaz. Pois praia grande tem o dobro do número de câmeras de monitoramento que tem, por exemplo, em Santos. Mas não são efetivas como as de Santos e de outras cidades da Baixada Santista. Então precisamos melhorar muito a questão da segurança, pois a nossa cidade se sente insegura. Hoje uma pessoa não tem coragem de sair na sua casa e andar algumas quadras, com relógio, com uma pulseira, com uma corrente, com celular pois a insegurança é a maior que já vivemos.