Os projetos e ideias de Raphael Vitiello para o crescimento de Guarujá
Cumprindo o segundo mandato como vereador, ele ocupa a segunda posição na mais recente pesquisa de intenção de voto
06/02/2024 - terça às 00h01Portal BS9: Por que o sr. deseja ser prefeito de Guarujá?
Raphael Vitiello: Minha pré-candidatura não veio apenas por um desejo e sim pelo compromisso que tenho com a nossa cidade. Sou filho do Guarujá, vereador há quase 8 anos, e por tudo o que aconteceu, eu não poderia ficar de braços cruzados enquanto nossos munícipes seguem em constante sofrimento. Acredito no potencial do nosso município e quero resgatar o orgulho que tínhamos de ser daqui. Tenho certeza de que posso ser o instrumento de transformação que Guarujá tanto necessita.
BS9: Imaginando que o sr. será eleito prefeito de Guarujá, qual será a primeira medida que o sr irá adotar ao chefiar o Executivo Municipal?
Vitiello: Um dos maiores anseios de nossa população é que o IPTU seja revisto. Por isso, minha primeira medida será iniciar um estudo de viabilidade para que possamos criar um mecanismo e rever os valores impostos aos nossos munícipes de forma que o mesmo seja cobrado de maneira justa e que o valor do IPTU seja revertido em benefícios.
BS9: Na sua opinião, qual o principal problema enfrentando hoje pelo município de Guarujá e que compromete a qualidade de vida do morador da cidade?
Vitiello: O principal problema que enfrentamos em Guarujá hoje é a corrupção que foi implantada por maus gestores e se enraizou em nossa cidade. Por causa da corrupção o dinheiro público não chega ao destino devido e afeta nossa vida em todos os aspectos como saúde, segurança, educação e infraestrutura.
BS9: O sr. poderia dizer quais as três principais ações e ou programas que pretende desenvolver caso venha a se tornar prefeito de Guarujá?
Vitiello: Irei criar o programa “Gabinete Gestão Integrada” na área de segurança pública que juntará todas as frente policiais em um centro de controle com monitoramento onde Guarujá terá as informações e respostas que nossa cidade precisa nesse segmento. Também quero iniciar o programa “Saúde para Todos” que foca na atenção básica de saúde e da acesso aos nossos munícipes a todas as especialidades (ginecologista, neurologista, pediatria), que funcionará tanto em Guarujá quanto em Vicente de Carvalho. E por último o “Educa Guarujá”, onde irei buscar utilizar o recurso Municipal para que em parceria com o Governo do Estado possamos trazer melhorias para o Ensino Médio.
BS9: O sr. já tem definido o nome do candidato a vice-prefeito(a) em sua chapa? Quem é ele(a)?
Vitiello: Já conversei com algumas pessoas, mas ainda é cedo para definir alguém e estamos estudando as opções e os cenários para fazer a melhor escolha.
BS9: Em termos políticos e também de gestão pública, que qualidades o sr. acredita possuir que o diferencia dos demais pré-candidatos?
Vitiello: Sou ficha limpa e me orgulho em dizer que em 8 anos de mandato meu nome nunca foi envolvido em escândalos ou polêmicas. Além disso, sou de Guarujá, filho dessa terra e por isso entendo suas dores, meu maior desejo é fazer com que elas sejam sanadas e que nossa cidade alcance todo o seu potencial.
BS9: O sr. está satisfeito com a gestão do Governador Tarcísio de Freitas à frente do Governo do Estado de São Paulo? E do Presidente Lula, à frente da Presidência da República?
Vitiello: Sempre defendi e ressaltei a importância de termos uma união entre os poderes, por isso seria leviano de minha parte não reconhecer o trabalho que está sendo feito em prol de Guarujá. Graças a essa junção a construção do Túnel Santos x Guarujá finalmente sairá do papel e como um apaixonado por nossa cidade aplaudo todo e qualquer projeto que traga desenvolvimento para o nosso município, o foco principal precisa ser esse.
BS9: O sr. aprova ou reprova o desempenho do atual prefeito de Guarujá, Ademário da Silva, à frente do Executivo Municipal?
Vitiello: Meu posicionamento é claro a partir do momento que como vereador me coloco como oposição à atual administração. É inadmissível ver uma gestão que governa de costas para a população e é investigada por desvio de verba e corrupção. Então não apenas desaprovo o desempenho do atual prefeito como trabalho para que a prefeitura seja o mais transparente possível para que possamos minimizar as sequelas deixadas ao longo dos últimos anos dessa administração.
BS9: O sr. assume o compromisso de, caso eleito, ampliar os recursos orçamentários destinados às áreas do Turismo, do Esporte e da Cultura, já no seu segundo ano de Governo?
Vitiello: O Guarujá respira Turismo, Cultura e Esporte. Durante o primeiro ano de meu mandato o foco será no social, principalmente Saúde, Educação e Segurança, mas a partir do segundo ano outras áreas serão beneficiadas porque se complementam e isso será realizado de forma responsável, mas já está no meu planejamento e no meu governo eu assumo o compromisso de melhorar a dotação orçamentária em todas as áreas.
BS9: Como melhorar o desempenho das áreas da Saúde e da Segurança no município de Guarujá?
Vitiello: Aumentando o orçamento da Saúde mas de forma que o foco seja na atenção básica, voltado as unidades de saúde, e para os casos de média e alta complexidade é preciso firmar parcerias com os hospitais e se necessário provocar para que tenhamos mais hospitais (o que pode ser feito em parceria com o setor privado), para que tenhamos mais leitos e especialidades. Quanto a Segurança é preciso unir as forças policiais e fazer um gabinete de gestão integrado para que se possa saber quais são os focos e o planejamento para criamos uma frente única e trabalhar em conjunto em prol da nossa cidade.
Leia amanhã, dia 07, a entrevista com Fernando Peitola, pré-candidato à Prefeitura de Guarujá.