LEIA A COLUNA

Vereadores de Cubatão rejeitam novo pedido de impeachment contra Ademário

A solicitação para tentar afastar o prefeito partiu do vereador Alessandro Oliveira (PL)

27/01/2024 - sábado às 02h30

Para a lixeira
Por 9 votos a 4, a Câmara de Cubatão rejeitou, ontem, mais um pedido de impeachment contra o prefeito Ademário Oliveira (PSDB), durante sessão extraordinária realizada no auditório da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável. Esse pedido foi protocolado pelo vereador Alessandro Oliveira (PL), que precisou se licenciar durante a votação desse item da pauta, conforme previsto no Regimento Interno do Legislativo. 

Votação aberta
Quatro parlamentares foram favoráveis à abertura do processo de cassação do Executivo: Fábio Roxinho (MDB), Guilherme do Salão (Pros), Rodrigo Alemão (PSDB) e Rafael Tucla (Progressistas). Por outro lado, a propositura foi rejeitada pelos seguintes integrantes da Casa: Afonsinho (PSDB), Allan Mathias (PSDB), Anderson de Lana (PSDB), Cléber do Cavaco (PL), Jaque Barbosa (PSD), Ricardo Queixão (PSDB), Rony do Bar (PSD), Tinho (Republicanos) e Topete (PSD).

Ficaram de fora
O autor do pedido de impeachment teve de se licenciar durante a votação desse item. Geraldo Guedes (PL), o primeiro suplente da sigla, foi convocado, mas não compareceu à sessão. Sérgio Calçados (PSB) também esteve ausente durante a discussão do item mencionado acima.

Sintonia fina
O engenheiro e presidente da Associação Guarujá Viva, José Manoel Ferreira Gonçalves, decidiu se filiar ao PSOL. Ele agradeceu a calorosa acolhida que recebeu de integrantes da legenda e justificou o ingresso no partido em razão da grande afinidade com ideais e propostas que a sigla advoga. "Sinto-me honrado em iniciar este novo capítulo da minha vida política ao lado de pessoas tão comprometidas e dedicadas à causa da justiça social e da solidariedade", destacou. 

Meu lugar
Segundo Gonçalves, a decisão de ingressar no PSOL se deve à crescente necessidade de lutar por um país que valoriza a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade. "A necessidade urgente de uma política ambiental responsável e o respeito à nossa rica biodiversidade, e a luta pelo ferroviarismo são bandeiras que pretendo carregar com zelo e determinação, e agora encontrei o lugar certo para fazer isso acontecer", explicou.

Sem diferenciação
O presidente da Câmara, Cacá Teixeira (PSDB), questionou a Prefeitura se existem estudos no sentido de oferecer pacotes de turismo voltados especificamente para idosos. A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo respondeu que essa é uma competência da iniciativa privada e que a municipalidade deve criar roteiros, eventos e ações que estimulem as agências de turismo receptivo a formatar seus produtos para todos os segmentos.  

Preferências
Segundo a pasta, "praticamente todas as opções de passeios e atrações são adequadas" para pessoas com 60 ou mais anos e visitas monitoradas nas igrejas do Centro Histórico, Chorinho na Praça do Aquário aos sábados, o baile na Fonte do Sapo aos domingos, museus e parques são muito procurados por idosos. 

Concurso adiado
Em razão das fortes chuvas dos últimos dias, que resultaram na interdição da Rodovia Mogi-Bertioga, a Prefeitura de Bertioga decidiu adiar, para o dia 4 de fevereiro, as provas do concurso público que seriam realizadas amanhã.