Revista Viral traz a periferia para o centro do debate, nesta quinta-feira
Durante meses, a equipe de jovens repórteres visitou bairros afastados, da área continental de Guarujá ao entorno de Bertioga, dos redutos da Zona Noroeste santista à periferia de São Vicente, conversando com moradores e lideranças comunitárias
20/09/2023 - quarta às 17h30Subir morros, explorar zonas limítrofes, conversar com as comunidades. Foi praticando jornalismo, conforme recomendado nos melhores manuais da profissão, que os alunos do 4º ano da Unisanta desenvolveram o projeto “Desafios da Periferia”. A ideia nasceu na reunião de pauta da primeira edição da revista-laboratório Viral de 2023, aproximando as disciplinas de Projetos Editoriais e Documentário.
Durante meses, a equipe de jovens repórteres visitou bairros afastados, da área continental de Guarujá ao entorno de Bertioga, dos redutos da Zona Noroeste santista à periferia de São Vicente, conversando com moradores e lideranças comunitárias. O objetivo era explorar os contornos da Baixada Santista não apenas no aspecto geográfico, mas também enquadrando as manifestações culturais, as produções coletivas e as iniciativas de ativismo social. As reportagens e filmes já podem ser acessados no site https://viralunisanta.wixsite.com/viralnacomunidade.
O resultado será apresentado oficialmente na próxima quinta (21/9), a partir das 19 horas, durante roda de conversa no auditório da Universidade com representantes de organizações sociais que atuam na periferia. Para debater o tema, foram convidados Júlio Tumbi Are, cientista social, advogado e coordenador do Educafro Santos; Deraldo Silva, presidente da Central Única das Favelas (Cufa)/Baixada Santista , e Egle Rodrigues, coordenadora do Projeto Tia Egle. O Educafro oferece curso pré-vestibular para jovens afrodescendentes, a Cufa promove atividades nas áreas de educação, lazer, esporte, cultura e cidadania e se notabilizou no período de pandemia da Covid no fornecimento de cestas básicas, e o projeto Tia Egle promove ações socioculturais e esportivas dirigida a crianças e adolescentes da Zona Noroeste. O ingresso simbólico para participar do lançamento oficial da Viral - Periferia é um pacote de absorvente feminino. As doações serão revertidas para as meninas assistidas pelo projeto Tia Egle.
Os estudantes Ronaldo Taralo e Isabella Monteiro serão os mediadores do encontro. Para animar a noite, o conjunto musical de chorinho Tétrade, formado por Lucas Paini, Cesar Feitiço, Luan Pablo e Raul Pinheiro, fará uma apresentação na abertura do evento.
Sobre a Viral
Viral é a revista-laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília. Criada em 2016, a publicação já se consolidou como uma mídia digital, reunindo a produção jornalística dos alunos ao longo do ano letivo. Nas páginas da edição “Desafios da periferia”, o leitor encontrará relatos inspiradores de moradores que conseguiram transpor obstáculos estruturais com o apoio de organizações voltadas à melhoria de vida da comunidade, mostrando que é possível, através de iniciativas criativas, transformar a realidade adversa e abrir novas perspectivas de futuro.