Andor Stern, sobrevivente do Holocausto, conta a sua história em livro
Com a ajuda do historiador e especialista em Ciências e Direitos Humanos, Gabriel Davi Pierin, o brasileiro sobrevivente de uma das maiores barbáries do século XX conta sua história por meio da escrita
13/09/2023 - quarta às 11h30Viver a liberdade, sorrir, comer um pedaço de pão, sentir o lençol limpo ao dormir, vestir meias secas e calçar um sapato confortável são pequenos prazeres que Andor passou a experimentar diariamente com uma conotação muito mais especial. O livro A Vida após o Holocausto narra a trajetória do brasileiro Andor Stern após sua experiência no trágico episódio que matou mais de seis milhões de judeus e outras minorias.
Uma vida que, de fato, começa apenas depois de reconquistar sua liberdade. Porém, é impossível apagar o passado. Andor perdeu anos da adolescência, a escola, o convívio familiar e os amigos. Foi privado de comida, sono, pertences pessoais, sonhos e de sua dignidade.
Esta obra mostra os pequenos sabores e vitórias da longa jornada do paulistano, que chegou ao fim em abril de 2022. O leitor conhecerá um homem que conviveu com seus fantasmas do passado sem perder a esperança na humanidade: — Ódio não, perdão sim! Meus queridos, amados, nós somos gente em primeiro lugar, da raça humana. Por favor, respeitem essa condição.
A vida após o Holocausto é o sexto livro do historiador e especialista em Ciências e Direitos Humanos, Gabriel Davi Pierin. O autor conversou com o BS9 e falou como foi a experiência de escrever o livro.
"Você conhecer pessoalmente um sobrevivente de guerra, um sobrevivente da maior tragédia da história da humanidade já é impactante. Eu tive que ter de certa maneira uma sensibilidade em relação a isso pra conseguir conduzir um trabalho que pudesse me oferecer ao mesmo tempo as informações eh os detalhes acerca daquilo que ele viveu, o impacto ele vai muito além das feridas superficiais. O impacto do holocausto ele realmente se faz presente no dia a dia" afirmou o historiador.
Pierin afirma que escrever este novo livro o transformou."Eu tenho absoluta certeza que eu era uma pessoa antes e me tornei outra depois. Não dá pra passar, não dá pra ignorar, não tem como você se tornar insensível a esse tema. O holocausto ele mexe com a gente" disse o escritor.
O lançamento será no dia 16 de setembro, sábado, a partir das 16h00, no auditório da Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos.
Endereço: Avenida Bartholomeu de Gusmão, 15 - Boqueirão, em Santos. Evento aberto ao público com entrada gratuita.
Preço do livro: 45,00.