ELEIÇÕES 2024 - SANTOS

Adílson Jr. lidera ranking de melhor vereador de Santos

Do ponto de vista metodológico, importante destacar que a citação, pelos entrevistados se deu de forma totalmente espontânea, ou seja, o morador-eleitor teve que, de fato, puxar da memória e do conhecimento que possui sua indicação de resposta

17/08/2023 - quinta às 14h00
Reprodução

Em 2020 ele foi apenas o 9º vereador mais bem votado à Câmara de Santos: Adílson Júnior recebeu 2.871 votos, 1,43% do total. Agora é apontado pelos entrevistados na pesquisa Badra de opinião como o vereador com melhor desempenho na legislatura 2021-2024. O parlamentar recebeu 5,3% das citações.

O segundo mais bem avaliado na Câmara do Santos é Adriano Piemonte, com 4,0% das menções. A terceira colocada é a vereadora Débora Camilo, com 3,1%.

Do ponto de vista metodológico, importante destacar que a citação, pelos entrevistados se deu de forma totalmente espontânea, ou seja, o morador-eleitor teve que, de fato, puxar da memória e do conhecimento que possui sua indicação de resposta.

Dois números, no entanto, chamam muito a atenção. Cerca de um quarto dos entrevistados, 24% não soube responder à pergunta. Outros 30,1% foram taxativos ao afirmar “nenhum”. Sem contar os 9% que disseram nomes diferentes daqueles dos atuais vereadores.

“Isso preocupa e preocupa muito. Quando o assunto é o parlamento, a sensação que se tem é de uma crise generalizada de representatividade. O vereador deveria ser, sem dúvida alguma, a personalidade política mais próxima do cidadão. Os números não comprovam outra coisa senão o fato de que o distanciamento é enorme. Mais da metade dizer que nenhum é bom ou mesmo não saber avaliar, chega a ser assustador”, argumenta Célio Ricardo Silva da Costa, diretor do instituto Badra.
 

670 é a quantidade de entrevistados que não souberam dizer (255), que responderam nenhum (319) e que disseram algum outro nome (96), diferente dos nomes dos atuais parlamentares, ao tentarem responder à questão: “Na sua opinião, qual vereador de Santos vem tendo melhor desempenho na Câmara Municipal?”. É mais do que 60% do total de ouvidos na pesquisa. Assustador!

Câmara de Santos
R$ 66,6 milhões é o gasto total da Câmara de Santos em 2022, segundo o Tribunal de Contas do Estado de SP. Dividido por 21 vereadores dá um gasto médio de R$ 3,17 milhões/parlamentar/ano. E você, o que acha disso?