LEIA A COLUNA

Uvebs discute instalação de pedágio em Itanhaém com vice-governador

Entidade que reúne vereadores da Baixada Santista também aproveitará essa agenda com Felício Ramuth (PSD), na próxima quarta-feira, para discutir temas ligados à saúde

30/07/2023 - domingo às 00h00

Encontro marcado
O vice-governador Felicio Ramuth (PSD) receberá a diretoria da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) na próxima quarta-feira, às 10 horas, no Palácio dos Bandeirantes. Um dos principais assuntos a serem abordados nesse encontro é a necessidade de dar maior transparência e melhorar a gestão das vagas de leitos de internação dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.

Olhar regional
"Como representantes da população, precisamos nos unir para encontrar soluções que atendam aos interesses da comunidade, sempre considerando as diferentes esferas para que possamos defender os interesses desse cidadão metropolitano, que transita pela região em seus afazeres diários, para lazer e também em busca de serviços", destacou o vereador de Itanhaém e presidente da Uvebs, Fábio Bibão.

Sem pedágio
Outro ponto que será abordado nesse encontro é o posicionamento contrário dos parlamentares à ideia de instalar praças de pedágios na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que integrará um lote de estradas que será concedido à iniciativa privada. Há o entendimento que essa medida trará impactos negativos para a economia regional, gerando mais custos aos moradores e desvalorização dos imóveis.

Apoio popular
Integrantes da sociedade civil e representantes do PT, PV e PSOL de Itanhaém estarão hoje, a partir das 10 horas, na feira do Gaivota, para coletar assinaturas de cidadãos contrários à instalação de um pedágio na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O grupo também fará um adesivaço nos veículos. 

Repeteco
No último dia 21, esse mesmo grupo fez um adesivaço no viaduto próximo à entrada da Cidade e a atividade foi considerada um sucesso pelos organizadores. Todo o material foi distribuído em menos de uma hora e meia. Por esse motivo, esse tipo de ação será repetida neste domingo. 

Dedo na ferida
Após o recesso parlamentar, a Comissão Especial de Vereadores (CEV) para analisar a evasão de médicos da rede de saúde de São Vicente deverá iniciar formalmente as atividades. Instituído no dia 29 do mês passado, o grupo será presidido por Jabá Bezerra (PL) e terá mais dois integrantes: Adilson da Farmácia (União) e Edinho Ferrugem (PSDB).

Caos no atendimento
O integrante do PL vem recebendo queixas de muitas mulheres sobre a dificuldade de conseguir agendar consultas para os filhos em razão da falta de profissionais. Na avaliação do parlamentar, essa situação está provocando uma desorganização no sistema de agendamentos e sobrecarregando os médicos.

Final da fila
O médico Marcio Aurélio Soares está exercendo a função de coordenador regional da Perícia Médica Federal da Previdência Social em São Paulo e tem como uma de suas missões viabilizar o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), cujo objetivo é reduzir o tempo de análise de processos administrativos de benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Cenários diferentes
"Esperamos oferecer a oportunidade de os servidores dessa autarquia federal e médicos peritos realizarem tarefas extras para recuperar essas agendas, que, em lugares remotos do Brasil, chegam há oito meses. Em nossa região, esse tempo está em torno de 30 dias, mas, em alguns lugares, como Ubatuba, esse período de espera é de até 4 meses", explicou ele, que preside o PDT em Santos.