Gripe aviária: o que é, sintomas, transmissão e tratamento. Entenda
A doença é causada pelo vírus Influenza A em aves, também conhecida como gripe do frango ou influenza aviária, que pode ser transmitida para humanos, principalmente os que tiveram contato direto com as aves infectadas
07/06/2023 - quarta às 15h30Com a gripe aviária entrando em foco, fica a pergunta: Você sabe o que é a Gripe Aviária?
A doença é causada pelo vírus Influenza A em aves, também conhecida como gripe do frango ou influenza aviária, que pode ser transmitida para humanos, principalmente os que tiveram contato direto com as aves infectadas ou pelo consumo da sua carne.
Segundo a Dra. Elizabeth Ornelas, "os sintomas da gripe aviária são semelhantes aos da gripe comum: Febre, dor de garganta, mal-estar, tosse seca e coriza. Contudo, a gripe aviária evolui mais rápido, podendo dar um quadro de risco maior com dificuldade respiratória, pneumonia e sangramento.
É aconselhável iniciar o tratamento o mais rápido possível. Geralmente envolve o uso de remédios para alívio de sintomas e antivirais para combater o vírus.
Além dos sintomas já citados, dor no corpo, calafrios, espirros, fraqueza, dor abdominal e sangramentos pelo nariz e gengiva são outros sintomas que devem ter atenção. Os sintomas costumam aparecer 2 a 8 dias após o contato.
"O diagnístico é feito pelo clínico geral através da avaliação dos sintomas e histórico de contato direto recente com aves vivas ou manuseio desprotegido com aves cruas ou abatidas. O médico deve solicitar exames de sangue e um teste RT-PCR, onde é coletado uma amostra das secreções do nariz para verificar o tipo de vírus que está causando a infecção", explia Dra. Ornelas
O teste também auxilia no descarte de outras doenças que tem sintomas semelhantes, como Covid-19 ou miningite.
Transmissão
Apesar da transmissão da gripe para humanos ser rara, ela pode acontecer após o contato com penas, fezes ou urina de aves infectadas, inalação de pequenas partículas de secreções do animal doente, ingestão de carne mal cozida das aves e contato desprotegido com a carne crua ou aves abatidas contaminadas.
Contudo, a transmissão de uma pessoa para a outra não é algo comum. No entato, o vírus pode acabar sofrendo mutações, assim desenvolvendo a capacidade de passar de uma pessoa para outra através de gotículas do espirro e tosse.
Tratamento
Com a orientação de um clínico geral ou infectologista, pode-se utilizar remédios analgésicos para diminuir a dor, antitérmicos para controlar a febre. "É aconselhado também o uso do soro fisiológico na veia para hidratar e oxigenoterapia caso tenha quadro de problema respiratório", diz a Dra.
A gripe aviária tem cura, mas lembrando de que nos primeiros sinais da doença, deve-se procurar um médico o mais cedo possível.
Proteção
Para a médica, "evite o contato direti com os animais infectados, uso de botas e luvas de borracha ao tratar de aves, não tocar se estiverem mortas ou doentes, comer carne bem cozida e sempre lavar as mãos após o manuseio da carne crua"