PRAIA GRANDE

Crianças da E.M. Natale de Lucca doam tampinhas e lacres de alumínio ao Fundo Social

As crianças da Escola Municipal Natale de Lucca, no Bairro Quietude, se reuniram em pról de uma ação muito nobre: ajudar quem precisa de cadeira de rodas. Elas juntaram tampinhas e lacres de alumínio para entregarem ao Fundo Social

05/06/2023 - segunda às 00h01
A unidade atende a crianças na faixa etária dos 4 e 5 anos e o PIC aos que já passaram desta fase. - Reprodução

As crianças da Escola Municipal Natale de Lucca, no Bairro Quietude,  se reuniram em pról de uma ação muito nobre: ajudar quem precisa de  cadeira de rodas. Elas juntaram tampinhas e lacres de alumínio para  entregarem ao Fundo Social, que realiza uma campanha solidária de  troca desses produtos por cadeiras de rodas. As cadeiras ficam à  disposição para os moradores carentes da Cidade.

Por meio do PIC Quietude, a pedagoga e a assistente pedagógica da  unidade escolar conheceram a campanha realizada pelo Fundo Social.  Tanto o PIC quanto a escola, prestam serviços à mesma comunidade, por  isso resolveram se unir para arrecadar o material. A unidade atende a  crianças na faixa etária dos 4 e 5 anos e o PIC aos que já passaram  desta fase.

A atendente Shirlene Caneca Viriato, de 44 anos, tem 4 filhos na  escola que participaram das ações e se dedicaram para conseguir juntar  as tampinhas. “Meus filhos foram nas adegas dos bairros pedindo  lacres, colocaram plaquinhas na porta de casa pedindo tampinha. Os  vizinhos passam e jogam tampinha no meu quintal, virou uma grande  brincadeira para eles”.

O pequeno Miguel Vieira de 4 anos, filho da dona de casa Keite  Cristina Vieira, também recorreu ao comércio local para juntar  tampinhas. “Meu filho criou praticamente uma campanha paralela,  espalhando plaquinhas nos bares e potinhos para arrecadar doações.  Fico muito feliz de vê-lo envolvido com uma causa tão nobre.

De acordo com a diretora, Regina Ferreira Terra Rodrigues, há cerca de  dois meses foi criado o projeto “Sustenta Natale”, voltado ao  incentivo de ações e medidas que visam preservar o meio ambiente como  descarte correto de materiais, reciclagem e a importância dos seres  vivos. “As crianças deram um show de participação, todo mundo ficou  empolgado e ansioso para arrecadar o maior número possível de  materiais. Acho que a Educação é a base de tudo. Fazemos parte da  comunidade e podemos atuar de forma a melhorar a vida dessas pessoas  muito além dos nossos muros”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin  Mourão, a Maruca, compareceu à escola e recebeu a doação. Ela explicou  como funciona a campanha e agradeceu a participação de toda a  comunidade. “Ver estes pais que vieram acompanhar seus filhos e  aprender com eles a importância de termos uma sociedade mais solidária  nos traz esperança de que teremos uma sociedade mais justa no futuro.  Este conhecimento que estamos transmitindo para essas crianças é como  uma semente que plantamos para colhermos frutos no futuro”.

Campanha – O que muita gente joga no lixo serve como matéria prima  para o Fundo Social de Praia Grande. Tampinhas de garrafas pet e  lacres de latinhas de bebidas como refrigerante e cerveja são trocados  por cadeiras de rodas que ficam à disposição da a população.

Toda semana o Fundo Social recebe cerca de 10 pedidos de empréstimos  de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram acidente ou  estão acometidas por alguma doença.

Quem quiser ajudar pude doar qualquer quantidade dos produtos nas  unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou  na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no  Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.