Dermatologista conta como cuidar de irritações na pele causadas por atrito
Segundo Dra. Ana Paula Moreira, dermatologista, o incômodo é chamado de dermatite friccional. "É uma lesão provocada pelo excesso de atrito da pele com algum tecido ou o próprio corpo. O calor e a umidade facilitam o surgimento das irritações".
18/04/2023 - terça às 13h41Seja pela roupa, calor e umidade, todos já sofreram com assaduras nas coxas, virilha e axilas. Segundo a Dra. Ana Paula Moreira, dermatologista, o incômodo é chamado de dermatite friccional. "É uma lesão provocada pelo excesso de atrito da pele com algum tecido ou o próprio corpo. O calor e a umidade facilitam o surgimento das irritações".
Lembrando que a prática de exercícios podem agravar os sintomas.
"As virilhas, coxas e outras regiões de dobras são os locais onde a pele é mais sensível. Por exemplo, pernas grossas é um dos locais onde acontecem a fricção com maior intensidade. Assim, é aconselhável manter a pele hidratada, evitando problemas no futuro".
Dra. Ana dá algumas dicas que ajudam a prevenir o problema:
1 - Roupas leves e confortáveis.
"Permitindo a respiração da pele, você evita que ocorra um ressecamento. Roupas de algodão são preferenciais, ajudam o corpo a respirar, principalmente em dias mais calorentos".
Pelas práticas esportivas, "bermudas mais compridas ajudam para que não tenha tanto atrito nas pernas".
2 - Hidratação
"Mantenha a pele sempre hidratada, quanto mais seca maior a facilidade de machucá-la. Há cremes que ajudam, formando uma proteção, evitando possíveis desconfortos".
3 - Suspenda o uso de cosméticos com ativos fortes
"Se a pele está reativa, suspenda produtos com ácidos. Deve-se forcar apenas na limpeza, hidratação e proteção".
4 - Não exagere na água quente
"Caso esteja já com a pele irritada, evitar água quente. A água quente retira toda a oleosidade natural da pele, assim forma a barreira cutânea afetada e a pele fica desidratada".
5 - Ingerir muita água
"Não só água, mas ter cuidado com a sua alimentação. Alimentos antioxidades ajudam a pele no momento de se regenerar. Contudo, deve-se sempre procurar um dermatologista, que é o melhor conselho que possa ser dado, para que os cuidados sejam feitos de modo certo".