LEIA A COLUNA

MP-SP quer impedir a programação de shows do aniversário de Cubatão

O juiz Rodrigo de Moura Jacob negou ontem o pedido de liminar solicitado pela promotora de Justiça Vanessa Bortomasi, mas ela já recorreu da decisão 

01/04/2023 - sábado às 00h00

Vitória inicial
O juiz da 1ª Vara de Cubatão, Rodrigo de Moura Jacob, negou, ontem, o pedido de liminar (decisão provisória e de caráter imediato) solicitado pelo Ministério Público de São Paulo para suspender a execução dos contratos celebrados entre a Prefeitura e as empresas Talismã Administradora de Shows e Editora Musical Ltda., Fora de Moda Produções Artísticas e Sensacional Produções Ltda., que irão viabilizar parte da programação de shows do aniversário da Cidade. No dia 9 de abril, Cubatão celebrará os 74 anos de emancipação político-administrativa. 

Contradições
A coluna apurou que a promotora de Justiça Vanessa Bortolomasi já recorreu da decisão. Na ação, ela aponta que há diversos procedimentos na Promotoria e ações ajuizadas “que indicam pouco cuidado com a coisa pública” por parte da Administração Municipal, em especial na área da saúde. “A carência no atendimento a direitos fundamentais torna evidente a irrazoabilidade e desproporcionalidade nos gastos públicos com a festa”, citou.

Valores em discussão
Uma das atrações para a programação de aniversário de Cubatão é o cantor Leonardo, que foi contratado pela Prefeitura por R$ 380 mil. Para viabilizar a apresentação do cantor Gustavo Mioto, serão desembolsados R$ 270 mil. O padre sertanejo Alessandro Campos e a cantora gospel Fernanda Brum também estão escalados para fazer shows na Cidade.

Diversão para o povo
Apesar dos altos valores, o magistrado Rodrigo de Moura Jacob destacou na sentença que “o fato da Administração Pública ter problemas financeiros em outras áreas não a proíbe de contratar para outros fins, até pelo fato de que a contratação é em benefício e diversão dos munícipes, motivo pelo qual não vislumbro ao menos, num juízo preliminar, qualquer irregularidade”.

Luto
A advogada e esposa do ex-prefeito de Cubatão Nei Serra (PSDB), Jeanete Abrantes Serra, morreu na manhã de ontem. Ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município e ex-secretária de Promoção Social e de Saúde, ela estava internada na Santa Casa de Santos, após ter sofrido um AVC. O velório terá início às 9 horas de hoje, no Salão Nobre da Memorial Necrópole Ecumênica, de Santos. O sepultamento ocorrerá às 16 horas, no Cemitério da Filosofia, no bairro do Saboó, em Santos. 

Medida inaceitável
A deputada estadual Thainara Faria (PT) afirmou que foi vítima de racismo por uma servidora da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem. A petista explicou que a funcionária a impediu de assinar a lista de presença dos parlamentares, após ter participado da cerimônia de entrega da medalha Theodosina Rosário Ribeiro a mulheres com atos de destaque na sociedade. 

Prática recorrente
Essa não foi a primeira vez que Thainara foi vítima de racismo no Parlamento paulista. Em 15 de março, quando tomou posse na Casa, um policial e uma servidora pediram para que ela liberasse o caminho para que os deputados pudessem ter o caminho livre. 

Sob nova direção
André Mazzeo Neto é o novo presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Santos e Região (AATS), cargo que vinha sendo ocupado por Vanessa Morresi.

Metas traçadas
Neto quer se empenhar para manter a instituição atuante e ampliar o número de associados. Além disso, ele buscará fazer uma maior aproximação com o Judiciário, Executivo e Legislativo da região para discutir melhor as demandas trabalhistas.