Quatro prefeitos da Baixada Santista integram a diretoria da FNP
Conheça os cargos ocupados na entidade municipalista por Kayo Amado (São Vicente), Raquel Chini (Praia Grande), Rogério Santos (Santos) e Válter Suman (Guarujá)
19/03/2023 - domingo às 00h00Baixada em evidência
Nos dias 13 e 14 deste mês, Brasília recebeu a 84ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que definiu a nova diretoria da maior entidade municipalista do País para o biênio 2023/2025. Quatro integrantes desse colegiado são prefeitos da Baixada Santista.
Dividindo responsabilidades
O vicentino Kayo Amado (Pode), foi designado para a vice-presidência de Segurança Pública. “Ainda que a segurança pública seja dever dos governos estaduais, cada vez mais os municípios são provocados a agir na área, seja cobrando políticas públicas mais efetivas, solicitando mais policiais ou investindo em melhorias para guardas e monitoramento urbano”, explicou.
Dobradinha
A vice-presidência de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos ficou com Válter Suman (PSDB), de Guarujá. O Município já está à frente do fórum nacional desse segmento da própria FNP. O grupo é presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha.
Experiência garantida
A chefe do Executivo de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), é a vice-presidente de Segurança Viária. No passado, ela comandou o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. Já o santista Rogério Santos (PSDB) assumiu a vice-presidência de Cidades Portuárias.
Primeiro passo
O deputado estadual Caio França (PSB) participará amanhã, às 14h30, na Secretaria de Estado da Saúde, da primeira reunião do grupo de trabalho que discutirá a regulamentação da cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar é o autor da Lei Estadual 17.618/23, que garantiu esse direito aos pacientes paulistas.
Expectativa
O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) havia prometido que a legislação seria regulamentada no prazo de 45 dias a partir da primeira reunião desse grupo de trabalho. França é um dos integrantes dessa discussão por indicação da Assembleia Legislativa.
Unidos pela causa
A Câmara de Bertioga aprovou, na última quinta-feira, o Projeto de Lei 11/2023, que trata da concessão de auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica no Município. A proposta foi assinada por todos os vereadores.
Fomento à economia
A Câmara de São Vicente aprovou, na última quinta-feira, o projeto de lei que cria o serviço Facilita SV, que busca assegurar ao contribuinte a entrada única de dados e simplificar os procedimentos de registro e funcionamento de empresas no Município.
Mais agilidade
A futura legislação também tem como objetivo ofertar serviços que resultem um tempo mais dinâmico para geração e conclusões de etapas para a abertura de empresas e de fatores que se fazem necessários no dia a dia para fomentar a economia local.
Olhos no futuro
A primeira unidade do Facilita SV será instalada na Área Continental, que tem 140 mil habitacional. Demograficamente, essa região da Cidade á maior que 89% dos municípios paulistas. “Pode-se considerar que toda a perspectiva de crescimento está na Área Continental de São Vicente. Como estratégia de planejamento, é para essa região que o Município deve crescer", apontou o prefeito na justificativa desse projeto de lei.