SANTISTA QUE VIROU NOME DE RUA
São 4,3 quilômetros de extensão, desde o Centro Histórico, estuário, até o Boqueirão. De comércio intenso, passando por hospitais e clínicas, escolas e universidades, escritórios, prédios comerciais, edifícios residenciais, bares e restaurantes
Da Redação BS9 - Isabella Monteiro
30/06/2023 - sexta às 11h32
Político foi conselheiro do Imperador Dom Pedro II - Foto: PMS
Conselheiro Joaquim Octávio Nébias, nasceu em 1 de junho de 1811, em Santos. Em 1834, ele foi juiz municipal de Santos e, em 1835, foi deputado provincial de São Paulo, sendo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado à Câmara Geral em 1859-1860, governador do Rio Grande do Sul em 1852 e de São Paulo (1852), senador do Império em 1856, Ministro da Justiça, além de ser também conselheiro imperial de D. Pedro II.
Conselheiro Nébias já recebeu vários nomes como por exemplo o de 'Caminho da Barra' e 'Novo Caminho da Barra'. E foi por esta estrada de terra batida que Santos viu pela primeira vez o bonde, pioneiro no Estado de São Paulo, em 1871. Isso aconteceu quando a via era dividida em duas partes, sendo que, no trecho da cidade, recebia o nome de Rua da Liberdade.
Em 1873, ano seguinte da morte do ilustre santista Joaquim Octávio Nébias, as autoridades resolveram rebatizar a via como Rua Octaviana. Cinco anos depois, houve a tentativa de novamente trocar-lhe o nome, para Rua Independência.
Porém em 22 de agosto de de 1878, a rua voltou a levar o nome do conselheiro, só que dessa vez como Conselheiro Nébias
São 4,3 quilômetros de extensão, desde o Centro Histórico, estuário, até o Boqueirão. De comércio intenso, passando por hospitaIs e clínicas, escolas e universidades, escritórios, prédios comerciais, edifícios residenciais, bares e restaurantes.
Deixe a sua opinião
ver todos