Terça, 17 de Junho de 2025

DólarR$ 5,48

EuroR$ 6,31

Santos

24ºC

EDUCAÇÃO

Proposta didática de professora da rede municipal é apresentada em curso nacional de especialização

A proposta incluiu diferentes situações de leitura e escrita com sentido, como rodas de conversa, elaboração de listas, votações, exploração de livros, produção de perguntas e registros

Da Redação

09/06/2025 - segunda às 18h44

Em formato on-line, apresentação reuniu 900 educadores de todo o Brasil - Divulgação

A professora da rede municipal de ensino de Guarujá, Susana Felix, foi convidada a compartilhar uma proposta didática desenvolvida com crianças de 6 anos no curso de especialização "Formação, Docência e Alfabetização Inicial – 1º e 2º anos", realizado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), em convênio com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A apresentação ocorreu em formato on-line nesta quinta-feira (5), reunindo 900 educadores alfabetizadores de todo o Brasil.


O convite foi motivado pela relevância da proposta pedagógica da educadora, que articula as quatro situações didáticas fundamentais: leitura e escrita pelo professor e pelo estudante. A proposta incluiu diferentes situações de leitura e escrita com sentido, como rodas de conversa, elaboração de listas, votações, exploração de livros, produção de perguntas e registros.

 

 "A escuta das crianças foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho, assim como o acompanhamento atento dos diferentes saberes das crianças e a intencionalidade das intervenções docentes", explica a docente.

 

Com o tema animais, a proposta teve o objetivo de despertar naturalmente a curiosidade das crianças dessa faixa etária. Após receber doações de miniaturas de animais e livros informativos, a professora organizou um espaço com os brinquedos e, em uma segunda etapa, outro espaço com os livros, observando com atenção as interações das crianças com esses materiais.

 

"Aos poucos, elas passaram a fazer perguntas, comentar entre si e demonstrar interesse crescente. Foi a partir dessas interações que o percurso investigativo começou a tomar forma", disse Susana.

 

O projeto foi apresentado durante a aula "Leitura e escrita de textos do cotidiano em situações comunicativas reais – Fundamentos e Propostas", ministrada por Giulianny Russo, mestra em Escritura y Alfabetización pela Universidade Nacional de La Plata. A aula integra a especialização, que tem como objetivo formar formadores de professores alfabetizadores, com base em práticas fundamentadas nas pesquisas mais recentes sobre alfabetização, fundamentada no ensino reflexivo e contextualizado da leitura e da escrita.

 

As práticas desenvolvidas por Susana, além de terem sido apresentadas no curso de especialização do MEC, também foram objeto de registro e análise do artigo "Articulações Necessárias e Possíveis Entre as Práticas Escolares e as Práticas Sociais na Aprendizagem da Leitura e da Escrita" publicado em 2024. A publicação contribui para o diálogo entre prática e teoria e amplia a circulação de experiências potentes que nascem no chão da escola pública e pode ser acessada em: https://tinyurl.com/3vum9epy.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA

SP Por Todas: ações focadas nas mulheres incluem também a terceira idade

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Correios atendem mais de 900 mil aposentados e pensionistas do INSS sobre descontos indevidos

DOAÇÃO DE SANGUE

Mais de 789 mil bolsas de sangue foram coletadas em São Paulo em 2024

2
Entre em nosso grupo