COMÉRCIO EXTERIOR
A taxa de 50% aos produtos brasileiros entrou em vigor nesta quarta-feira, 06/08
Adriana Moraes
06/08/2025 - quarta às 19h15
O Brasil enviou solicitação formal a Organização Mundial do Comercio (OMC) questionando as medidas tarifária aplicadas pelos Estados Unidos. Nesta semana, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) já tinha autorizado o Ministério das Relações Exterior a adotar o procedimento.
A nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Desenvolvimento (MRE/MD) informa que a solicitação questiona as medidas tarifárias aplicadas.
“Ao impor as citadas medidas, os EUA violam flagrantemente compromissos centrais assumidos por aquele país na OMC, como o princípio da nação mais favorecida e os tetos tarifários negociados no âmbito daquela organização”, diz a nota do MRE.
O documento enviado à OMC é um pedido de consulta aos EUA. E nele o governo brasileiro reiterou sua disposição para negociação. Porém, a medida, deve ter caráter mais simbólico que efetivo.
Os EUA precisam aceitar o pedido consultivo para iniciar as conversas. E a OMC está sem representantes nos Estados Unidos, devido ao bloqueio dos americanos à nomeação de novos juízes.
Deixe a sua opinião
ver todos