MODA
Ícone da moda, foi chamado de "primeiro estilista pós-moderno" e construiu um império com multinegócios
Adriana Moraes
04/09/2025 - quinta às 18h15
O estilista fundou a Giorgio Armani em 24 de julho de 1975, aos 41 anos, idade considerada tarde, para a indústria da moda. Natural de Piacenza, no norte da Itália, Armani era filho de um contador, chegou a estudar Medicina mas não concluiu o curso.
Em 1981, ele lançou a Emporio Armani, que foi um dos destaques da semana de moda de Milão. No ano seguinte, apareceu na capa da revista "Time". Ele foi o primeiro estilista a conseguir a façanha depois de Christian Dior, em 1957.
Armani foi o etilista que suavizou a moda masculina, tornando os ternos mais leves e sensuais, antecipando uma mudança cultural na moda. E, também, enxergou uma oportunidade, com o público feminino. Com seus elegantes e poderosos tailleurs, ofereceu uma alternativa aos vestidos, para as mulheres, que cada vez mais, ingressavam no mercado de trabalho.
O estilista transformou o Grupo Armani em um império. Ele expandiu a empresa em diversas marcas tendo a Emporio Armani, a Armani Beauty (produzindo cosméticos e perfumaria em parceria com a L'Oreal) e a A|X Armani Exchange, uma "label" mais básica. Ele ainda lançou linhas de acessórios, coleções infantis, jeans, moda praia e moda íntima.
O patrimônio líquido estimado de Armani é de US$ 9,4 bilhões, representando, principalmente, o valor da empresa. Em julho, a marca Armani relatou uma queda nas vendas de cerca de US$ 2,7 bilhões devido à incerteza macroeconômica e à desaceleração da demanda na China.
Deixe a sua opinião
ver todos