Quinta, 10 de Julho de 2025

DólarR$ 5,58

EuroR$ 6,54

Santos

20ºC

Mundo

Conheça a "Teoria do Louco", aplicada por Donald Trump para mostrar dominância contra seus oponentes

O presidente dos Estados Unidos vem utilizando essa teoria para tentar chocar aqueles que vão contra suas ideias.

Pedro Juvenal

07/07/2025 - segunda às 11h00

Nos últimos meses, o mundo vem passando por momentos de tensão e disputas, tudo isso decorrente dos diversos conflitos armados ao redor do planeta. No conflito mais recente, Donald Trump, presidente de um dos países mais influentes do mundo, foi indagado diversas vezes se tinha em seus planos fazer uma aliança com Israel no ataque ao Irã, o mesmo respondeu de maneira vaga, deixando em aberto a possibilidade de atacar ou não. Porém, quando, através de suas falas e ações, Trump fez parecer que havia concordado com o cessar-fogo de duas semanas para que negociações fossem feitas, o mesmo lançou bombas no território do Irã. 

 


Esse foi só mais um dos episódios causados pela imprevisibilidade de Trump, ele sabe que tem poder o suficiente para mudar o mundo todo, e escolhe não revelar suas próximas ações justamente para criar a sensação de medo em seus adversários. O problema é que, em situações como essa, a imprevisibilidade do presidente causa mais tensão do que o necessário em situações que já não precisam de mais motivos para causar confusão. Trump se coloca em posição de fazer tudo para garantir o que quer, independentemente das consequências.

 


Dentro do meio científico, essas ações se englobam na Teoria do Louco, que consiste quando um líder mundial tenta convencer seu adversário de que é capaz de qualquer coisa, tudo isso para extrair concessões. Isso imprime medo nos outros países, que preferem não se opor a Trump por não saber o quão longe ele iria.

 


O principal problema é que Trump não é o único a usar essa estratégia, o que causa um conflito entre líderes mundiais para saber “quem é mais louco”, o que resulta em mais guerras, mortes e bombas lançadas. Até o ponto em que as ameaças passam a se tornar ações, nos dias atuais qualquer entre duas potências mundiais pode ter resultados catastróficos para o planeta inteiro, e essas tensões não parecem ter data para acabar.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

99FOOD

99Food fecha parceria com a Abrasel e anuncia chegada a São Paulo em agosto

ALIANÇA GLOBAL

Brasil e Índia selam novos acordos em segurança, energia e transformação digital

ELEIÇÕES 2026

Eleições 2026: prazo para tirar, transferir ou regularizar título termina em dez meses

2
Entre em nosso grupo