PROGRAMA
O programa é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Os candidatos serão submetidos à prova prática de habilidades, em data e local a serem divulgados por meio do Diário Oficial, e não poderão estar atualmente vinculados ao programa.
Da Redação
16/10/2025 - quinta às 09h04
Os candidatos devem ter idade igual ou superior a 60 anos, possuir renda mensal de até cinco salários mínimos e residir no Município. - Raimundo Rosa
Quase 200 candidatos já se inscreveram para a edição 2026 do Programa Vovô Sabe Tudo. Iniciadas nesta terça-feira (14), as adesões ao 18º processo seletivo vão até segunda-feira (20).
A iniciativa busca integrar as pessoas idosas, capacitando-as e oferecendo oportunidade de renda. As adesões podem ser feitas das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30, à Rua Braz Cubas, 119, Centro. Os candidatos devem ter idade igual ou superior a 60 anos, possuir renda mensal de até cinco salários mínimos e residir no Município.
HABILIDADES
As habilidades a serem comprovadas pelos inscritos são: comunicação (boa dicção, domínio da linguagem e capacidade de organização), contação de histórias, habilidades manuais, jardinagem ou serviços de zeladoria.
Fátima Pires da Silva, 70 anos, aposta nas habilidades com artesanato e crochê. "Fui avisada pela minha filha, que me incentivou a fazer a inscrição e será uma possibilidade de dividir conhecimento".
A aposentada Vera Helena de Alcântara, 70, há três meses viúva, ficou encantada com o atendimento e acolhimento no momento da inscrição. "Fazer parte deste programa vai me trazer conforto emocional", disse ela, esbanjando otimismo ao apostar em sua habilidade organizacional.
DATA DE PROVA AINDA SERÁ DIVULGADA
O programa é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Os candidatos serão submetidos à prova prática de habilidades, em data e local a serem divulgados por meio do Diário Oficial, e não poderão estar atualmente vinculados ao programa.
A comunicação é o forte de Maria Irene de Carvalho, 73, que deixará o programa após cumprir o período. Ela atua na Basílica de Santo Antônio do Embaré. "Foi um grande aprendizado porque tive que estudar para poder contar a história da basílica aos turistas. É um programa formidável".
Jornalista e radialista aposentado, Odair Flores, 77, atua no Museu Pelé, Valongo. Sua função é dar boas vindas e orientar os visitantes. Viúvo há dois anos, afirma que o programa o tirou da depressão e deu novo impulso à vida. "Sou muito grato, e deixarei o programa com o sentimento de dever cumprido".
PROGRAMA
Os selecionados passam por capacitação e atuam em vários equipamentos da Prefeitura. Atualmente, o programa conta com 36 participantes que recebem um salário mínimo, gratuidade no transporte coletivo e desempenham 20 horas semanais, sendo quatro dedicadas à formação permanente. Cada grupo atua durante 18 meses no programa e os novos integrantes deverão ingressar a partir de abril de 2026.
Secretaria de Comunicação e Economia Criativa
Deixe a sua opinião
ver todos