Quarta, 03 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,47

EuroR$ 6,37

Santos

25ºC

SOCIAL

Voluntárias doam peças de crochê e cerca de 150 cobertores para Campanha do Agasalho de Praia Grande

Gorros, cachecóis, meias e luvas foram confeccionados ao longo do ano

da Redação

17/07/2025 - quinta às 10h49

Um grupo formado por quase 50 pessoas se reuniu para fazer uma doação  especial para a Campanha do Agasalho, em Praia Grande. Elas entregaram  148 cobertores e dezenas de peças feitas em crochê para amenizar o  frio dos moradores da Cidade. Todo o material foi recebido no Fundo  Social de Solidariedade da Cidade, na terça-feira (15).
 

As responsáveis pela doação são alunas das aulas de crochê do Conviver  Tupi. Junto com a professora voluntária, passaram o último ano  produzindo peças para inverno. O resultado foi a soma de mais de 200  itens confeccionados, entre meias, luvas, gorros e cachecóis, peças  feitas com muito carinho para amenizar o frio dos mais carentes. O  grupo também fez uma arrecadação coletiva e comprou 148 cobertores  para doar para a ação.
 

A professora voluntária da Darcy Izidoro, que aprendeu a fazer crochê  quando era adolescente, dá aula no Conviver Tupi desde a inauguração  há 8 anos. Além das aulas, ainda coordena os grupos que produzem as  peças para a doação. “É maravilhoso fazer isso, muito gratificantes  ensinar minha sabedoria para estas mulheres. Só tenho a agradecer a  Deus por conseguir fazer isso”.
 

Lourdes Amorim da Silva Selles, de 52 anos, é aluna e faz o curso há  cerca de um ano. Foi uma das que ajudou na ação das peças de frio. “É  muito satisfatório. A partir de agora começa um trabalho novo de  confecção de novas peças até o ano que vem quando traremos uma nova  doação”.
 

Já a dona de casa, Silvia Welker, é recém-chegada às aulas, mas  acompanhou a entrega da doação para conhecer o projeto mais de perto.  Ainda não conseguiu confeccionar as peças, ajudou com os cobertores. A  ideia é aprender toda a técnica do crochê para fazer a diferença no  ano que vem. “Vou me dedicar muito, esse ano ainda não deu tempo,  porém no ano que vem terão peças feitas por mim, com certeza.
 

Segundo a diretora do Conviver Tupi, Marilda Ferreira, as alunas das  aulas de crochê produzem as peças nas aulas da professora voluntária e  também em casa. “São duas turmas, com cerca de 25 alunas cada. A  unidade também recebe doação de linhas e essas doações se transformam  nas peças entregues ao Fundo Social”.
 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria  Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, recebeu as doações e ficou muito  feliz com a ação das voluntárias. “Todo ano sou surpreendida com essas  alunas, são super dedicadas e solidárias. Só tenho a agradecer por  essa ação que, com certeza vai beneficiar muita gente”.
 

Saiba onde doar – A Campanha do Agasalho de Praia Grande segue até o  dia 7 de agosto. Todas as unidades dos PICs, Cafes e Conviveres da  Cidade participam da iniciativa, além das sedes do Fundo Social de  Solidariedade e da Prefeitura, totalizando 16 pontos de arrecadação  oficiais. Confira abaixo os endereços de cada um:
 

Cafe Dr. Sérgio Mainente – Rua Ana Pereira de França, nº 295, no  Bairro Esmeralda;

Cafe Vila Sônia – Rua João Andrade de Jesus, s/nº, no Bairro Vila Sônia;

Conviver Boqueirão – Avenida Presidente Castelo Branco, altura da  Rua Pernambuco, no Bairro Boqueirão;

Conviver Caiçara – Rua Maria Antunes Navarro, 1.453, esquina com a  Rua São Domingos, Bairro Caiçara;

Conviver Ocian – Avenida Presidente Castelo Branco, nº 7.741, altura  da Rua Dr. Vicente de Carvalho, Bairro Ocian;

Conviver Samambaia – Avenida Pau Brasil, s/nº, Bairro Samambaia;

Conviver São Jorge – Rua João Batista de Siqueira, nº 130, Bairro Antártica;

Conviver Solemar – Avenida Presidente Kennedy, esquina com a Rua  Adhemar de Barros, no Bairro Solemar;

Conviver Tupi – Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi;

Fundo Social de Solidariedade – Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775,  Bairro Boqueirão;

Paço Municipal – Avenida Presidente Kennedy, nº 9.000, Bairro Mirim;

PIC Quietude – Rua Milton Daniels, s/nº, Bairro Quietude;

PIC Melvi – Rua Heleny Rosa, nº 114, no Bairro Melvi;

PIC Real – Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real;

PIC Sítio do Campo – A unidade fica dentro do Parque da Cidade, na Rua  José Bonifácio, s/nº, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, no  Bairro Sítio do Campo;

 PIC Vila Alice – Rua Renata Câmara Agondi, nº 50, no Bairro Anhanguera.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ECONOMIA REGIONAL

Berço do empreendedorismo: Loja Arte da Primeira ganha novo formato para incentivar artesãos

ECONOMIA REGIONAL

Santistas participam de audiência para levar sugestões ao orçamento municipal

EM CUBATÃO

'Guará Fest' começa nesta sexta (5) no Píer do Casqueiro com vasta programação de arte e cultura

2
Entre em nosso grupo