ACONTECE
O processo de atendimento se inicia com uma triagem feita por técnicos da Seds
Da Redação
09/08/2025 - sábado às 09h02
Vítimas do incêndio que atingiu casas sobre palafitas, e outros moradores do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, tiveram nesta sexta-feira (8) a oportunidade de refazer e organizar seus documentos durante uma ação itinerante que prossegue até neste sábado (9).
O Projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado, e o Poupatempo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) da Prefeitura, atende o público no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rádio Clube (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1136), prestando serviços essenciais gratuitos de documentação e orientação, das 9h às 15h.
O processo de atendimento se inicia com uma triagem feita por técnicos da Seds para identificar a necessidade de cada morador, onde Alexandra Cristina da Silva, 42 anos, foi uma das primeiras a chegar, na manhã desta sexta-feira.
Afetada pelo incêndio, ela perdeu todos os documentos e certidões de nascimento dos três filhos. "Hoje espero resolver tudo isso".
O desempregado Christopher de Souza Figueiredo, 27, vai precisar dos documentos para uma colocação no mercado de trabalho. "Essa iniciativa ajuda muito nesse momento difícil que passamos".
Também sem emprego atualmente e com a casa atingida pelo fogo, Silvia Xavier Ribeiro, 31, encontrou na ação uma forma rápida de conseguir todos os documentos perdidos nas chamas. "Procuro emprego e preciso dos documentos".
Já a aposentada Maria Claudileide da Silva Teles, 73, que não teve a moradia atingida, aproveitou para tirar o novo RG. "O meu tá bem velhinho e acho difícil ter que ir até uma unidade do Poupatempo".
PARCERIA
"Considerando o trágico incêndio onde 331 famílias se apresentaram no CRAS Rádio Clube informando a perda de documentos, buscamos articulação junto ao Governo do Estado para que, por meio do projeto itinerante, as pessoas tivessem de forma rápida a emissão dos documentos", afirmou o titular da Seds, Elias Júnior.
A documentação é importante, inclusive, para dar continuidade ao atendimento junto à Cohab Santista garantindo o acesso aos programas habitacionais.
DOCUMENTAÇÃO GARANTE DIREITOS
O gerente de operações do Poupatempo, Cesar Augusto Giavartti, destacou que a ação é de extrema importância, especialmente diante de uma tragédia como a que aconteceu. "A documentação é a porta de entrada para que o cidadão obtenha os benefícios sociais".
Os moradores podem solicitar segunda via do RG, CNH, CPF, Título de Eleitor e certidões, e têm acesso a orientações jurídicas e encaminhamento à inclusão de direitos, além de orientações jurídicas e encaminhamentos para programas sociais.
A Coordenadoria de Assistência Judiciária Gratuita Jurídica ao Cidadão (Cadoj), da Prefeitura, também está presente. "Damos todas as orientações sobre a área cível e criminal. O que é possível solucionamos aqui mesmo", afirma o responsável pelo setor, Rodrigo Azevedo.
Deixe a sua opinião
ver todos