Quarta, 12 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,29

EuroR$ 6,13

Santos

22ºC

INFRAESTRUTURA

Vias de Agenor e do Conjunto Mazzeo serão valorizadas com pavimentação em Mongaguá

Os projetos serão possíveis por meio de convênios entre a Prefeitura e o Governo Federal, e os serviços têm previsão de conclusão em até 240 dias

Da Redação

12/11/2025 - quarta às 19h25

A Prefeitura de Mongaguá prepara para os próximos meses um importante trabalho de pavimentação de ruas e execução de guias e sarjetas em vias de Agenor de Campos e do Conjunto Mazzeo, no Itaguaí. São obras aguardadas há anos pela população, facilitando a mobilidade, beneficiando a qualidade de vida e valorizando os bairros.

 

Os projetos serão possíveis por meio de convênios entre a Prefeitura e o Governo Federal, e os serviços têm previsão de conclusão em até 240 dias. Os processos licitatórios estão tramitando de maneira ágil e em breve poderão ser encaminhados para formalização dos contratos e, logo em seguida, para execução.

 

Serão mais 12 mil m² de melhorias de calçamento. Em Agenor de Campos, os serviços abrangerão a Rua Guarujá, entre a Rua Santa Eunice e a Rua Aimorés; a Rua Pedro Batista Teixeira, entre a Rua Guarujá e a Rua Bertioga; e a Rua Aimorés, entre a Rua São Silvestre e a Rua Santos. Esses trechos somam 6.630,58m² em benfeitorias.

 

Já no Conjunto Mazzeo, a intervenção contemplará uma área total de 5.556,5m², envolvendo a totalidade da Rua José Maria de Lacerda Ferreira (antiga Rua F), a Rua 4 e a Rua Carivaldo Cândido da Silva, além de um perímetro estratégico da Rua Marcílio Santos, entre a Rua Clementino de Melo e a Rua 4.

 

As ações englobam a implementação de base e sub-base, aplicação de revestimento, assentamento de pavimento intertravado, instalação de meios-fios e execução de dispositivos de drenagem superficial, que, integradas, visam garantir a funcionalidade das vias e proteção de pedestres e veículos.

 

As lajotas sextavadas de concreto a serem utilizadas oferecem vantagens quanto à sustentabilidade, pois reduz o calor retido no ambiente e permite a permeabilidade do solo, o que reduz o acúmulo de água, além de ser um material reaproveitável, possibilitando a retirada e recolocação para a realização de serviços no subsolo.

 

"As obras requalificam os trechos desprovidos de pavimentação, melhora o escoamento das águas pluviais, reduz a poeira e a lama, aumentar a segurança viária e valorizar o entorno, prevenindo o surgimento de problemas estruturais e de manutenção precoce, afetando positivamente na economia local e no bem-estar das pessoas. Sem dúvida, será um novo momento para estes bairros", ressaltou o secretário municipal de Obras Públicas, Carlos Cafema.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

FESTEJOS

Valéria Valenssa será a Embaixadora do Carnaval de Santos 2025

SAÚDE

São Vicente emite decreto que torna obrigatória a apresentação de declaração de vacinação nas escola

PRIVATIZAÇÃO

PPP de Travessias Hídricas vai transformar a mobilidade no litoral com mais rapidez e conforto

2
Entre em nosso grupo