TURISMO NA BAIXADA
A Comissão Especial de Representação (CER) instaurada com o objetivo de organizar a participação do Legislativo Cubatense no evento 8º Conexidades, em Holambra (SP), divulgou seu relatório final na sessão ordinária da última terça (23)
Da Redação
24/09/2025 - quarta às 18h00
Composto pelos vereadores Batoré (Agir), Carioca (PSDB), Edson Mota (União), Guilherme do Salão (PSB) e Marcinho (PSB), o grupo concluiu que buscará uma certificação para que a cidade de Cubatão passe a ser considerada uma estância turística.
A 8ª edição do Conexidades abordou o tema "Sustentabilidade: desafio e prioridade para as lideranças" entre os dias 4 e 8 de agosto, reunindo autoridades governamentais, gestores públicos, empreendedores e representantes da sociedade civil para discutir soluções para os municípios com foco em temas como gestão de resíduos, agronegócio, inovação tecnológica, inteligência artificial e políticas públicas para mulheres.
Representando a CER, Batoré e Carioca viajaram até Holambra e participaram das discussões em torno da Escola do Legislativo junto à União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp). Além disso, segundo o relatório final, os parlamentares estreitaram laços com empresas da Saúde que apresentaram propostas na área de atendimento domiciliar, realizaram intercâmbios culturais com outros municípios paulistas e tiveram acesso a programas de diversas secretarias estaduais.
A Prefeitura de Cubatão se fez presente por meio de um stand que ficou sob responsabilidade da Secretaria de Turismo e contou com distribuição do Mapa Turístico da cidade, com destaque para o selo de Tree Cities of the World, outorgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no início do ano.
Próximos passos
Dentre as conclusões apresentadas pela CER, o grupo decidiu participar, por meio da Comissão Permanente de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude da Câmara, dos congressos da Associação Paulista das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo (APRECESP) e da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (AMITESP) em busca da certificação de estância turística para Cubatão. Isto é, um reconhecimento do Governo Estadual a municípios com características naturais, culturais e históricas que favorecem o turismo e passam a receber investimentos específicos devido a isso.
O relatório também aponta como conclusão a participação da Câmara no Congresso da União das Escolas do Legislativo do Estado de São Paulo, em Campinas, em data que será definida no mês de outubro para expandir as atividades da Escola do Legislativo cubatense. Além disso, o intercâmbio de vereadores de outros municípios com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Segurança Pública e outras pastas para conhecimento das soluções propostas pela iniciativa privada em busca da implantação de programas inovadores para a cidade.
Deixe a sua opinião
ver todos