Quarta, 07 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

27ºC

EVENTO

Verão no Clima leva esporte, educação ambiental e cultura às praias de Peruíbe e Bertioga

Eventos são parte de um circuito do Governo de SP com 16 edições em todo o litoral paulista, levando conscientização sobre o descarte correto de resíduos, preservação das praias, saúde e bem-estar 

Da Redação

06/01/2026 - terça às 10h15

Depois de estrear em Itanhaém, em dezembro, o projeto Verão no Clima amplia sua atuação no litoral paulista e leva, nesta semana, uma intensa programação a Peruíbe, no dia 8, e a Bertioga, no dia 10. A iniciativa do Governo de São Paulo, com patrocínio da Sabesp por meio das leis federais de incentivo, combina esporte, educação ambiental e atividades culturais gratuitas, envolvendo moradores, turistas e parceiros locais na preservação das praias durante o período de alta temporada.

 

Em ambas as cidades, a programação começa cedo, com etapas do maior circuito gratuito de corridas do litoral paulista, seguidas pelos tradicionais mutirões de limpeza da praia. Ao longo do dia, o público poderá participar de oficinas, jogos interativos, ações educativas e atividades culturais voltadas à conscientização ambiental.

 

"Todos os anos vamos para as praias reforçar a importância do descarte correto dos resíduos e de aproveitar o verão sem poluir, cuidando das nossas praias e da biodiversidade. Levar o Verão no Clima para cidades como Peruíbe e Bertioga amplia esse diálogo com moradores e turistas e fortalece a cultura da preservação no litoral paulista", destaca Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), que participará do mutirão em Bertioga.

 

Programação em Peruíbe no dia 08  

Em Peruíbe, as atividades começam às 7h, com a segunda etapa do circuito gratuito de corridas, reunindo atletas amadores e profissionais em um percurso que valoriza as paisagens naturais da cidade. Entre 8h30 e 9h30, será realizado o mutirão de limpeza da praia, mobilizando voluntários para a preservação do ambiente marinho.

 

Das 8h às 16h, o público poderá participar da Arena Cultural, com oito horas ininterruptas de atividades educativas e interativas. A programação inclui oficinas de reciclagem para confecção de sacolas reutilizáveis, a "corridinha do reaproveitamento" em piscina, jogos educativos, tabuleiro gigante e ações de conscientização ambiental.

 

Também estão previstas coleta de lixo eletrônico com a Circular Brain, atividades da Unidade Móvel Educacional da NeoEnergia, ativações da Sabesp e a participação de organizações da sociedade civil, como Instituto Lixo Zero Baixada Santista, Ambieco e Aves Limícolas.

 

A Tenda de Parceiros reunirá instituições como Fundação Florestal, Cetesb e Crea, além de uma ação esportiva de beach tennis. A programação cultural contará com shows da Banda Alcateia, Dias de Passarinho e Grupo Girassol.

 

Bertioga recebe Verão no Clima no dia 10

A programação na cidade começa às 7h com a etapa local do circuito gratuito de corridas, seguida pelo mutirão de limpeza da praia, das 8h30 às 9h30.

 

A partir das 10h, a praia se transforma em um grande espaço de educação ambiental, com atividades até as 18h. O público poderá participar de oficinas de confecção de sacolas reutilizáveis, da "corridinha do reaproveitamento", jogos interativos, tabuleiro gigante e ações da Circular Brain.

 

A Neoenergia marca presença com sua Unidade Móvel Educacional, enquanto as tendas de organizações como Transformar, Amolb (Associação dos Monitores Ambientais do Litoral da Baixada Santista) e Greenpeace Bertioga apresentam projetos e iniciativas voltados à preservação ambiental. A Tenda do Governo de São Paulo será um espaço de orientação sobre políticas públicas ambientais e programas estaduais.

 

As atrações musicais confirmadas em Bertioga são Cristiane Caldeira & Alê e Massaroca da Massa.

 

Depois de Peruíbe e Bertioga, o Verão no Clima segue no mês de janeiro para Ilha Comprida, Praia Grande, Ubatuba, Santos e Guarujá. Mais informações e datas podem ser conferidas na página do Instagram do evento @veraonoclima.

 

Impacto e histórico do projeto

Desde sua criação, o Verão no Clima já impactou diretamente mais de 286 mil pessoas. Apenas na última edição, realizada em quatro cidades, cerca de 3,7 mil participantes — entre moradores, banhistas e turistas — participaram das ações promovidas pelo projeto.

 

A iniciativa é resultado de mais de três décadas de evolução das políticas ambientais no litoral paulista. O programa teve origem em 1988, com um projeto-piloto da Cetesb em Santos, que deu início à Operação Praia Limpa (1989–1994). Na sequência, vieram a Operação Litoral Vivo (1995–1998) e a Campanha Verão Limpo (1999–2003), consolidando parcerias com os municípios e estratégias de conscientização ambiental.

 

Em 2018, o projeto passou a adotar o nome atual e incorporou mutirões, oficinas e atividades culturais. Durante a pandemia, as ações migraram temporariamente para o ambiente digital, mantendo o foco na educação ambiental e no consumo consciente.

 

Hoje, o Verão no Clima é um dos principais programas de mobilização ambiental do Estado de São Paulo, reunindo poder público, empresas, prefeituras, sociedade civil e banhistas em torno de um objetivo comum: garantir praias mais limpas e um litoral mais saudável.

 

Serviço: Verão no Clima

Peruíbe – Dia 8, das 7h às 18h

Av. Governador Mário Covas Júnior, nº 1000 – Centro (altura da Praça Melvin Jonas)

 

Bertioga – Dia 10, das 7h às 18h

Av. Thomé de Souza, em frente ao nº 1045 – Complexo Esportivo Pé n'Areia

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

Guarujá sanciona lei que cria Programa de Incentivo ao Comércio Local

SAÚDE

Hospital Regional Jorge Rossmann está entre os 30 melhores hospitais públicos de São Paulo

GESTÃO PÚBLICA

UPA de Mongaguá registra mais de 11 mil atendimentos em dezembro durante a alta temporada

2
Entre em nosso grupo