EVENTO
Eventos são parte de um circuito do Governo de SP com 16 edições em todo o litoral paulista, levando conscientização sobre o descarte correto de resíduos, preservação das praias, saúde e bem-estar
Da Redação
06/01/2026 - terça às 10h15
Depois de estrear em Itanhaém, em dezembro, o projeto Verão no Clima amplia sua atuação no litoral paulista e leva, nesta semana, uma intensa programação a Peruíbe, no dia 8, e a Bertioga, no dia 10. A iniciativa do Governo de São Paulo, com patrocínio da Sabesp por meio das leis federais de incentivo, combina esporte, educação ambiental e atividades culturais gratuitas, envolvendo moradores, turistas e parceiros locais na preservação das praias durante o período de alta temporada.
Em ambas as cidades, a programação começa cedo, com etapas do maior circuito gratuito de corridas do litoral paulista, seguidas pelos tradicionais mutirões de limpeza da praia. Ao longo do dia, o público poderá participar de oficinas, jogos interativos, ações educativas e atividades culturais voltadas à conscientização ambiental.
"Todos os anos vamos para as praias reforçar a importância do descarte correto dos resíduos e de aproveitar o verão sem poluir, cuidando das nossas praias e da biodiversidade. Levar o Verão no Clima para cidades como Peruíbe e Bertioga amplia esse diálogo com moradores e turistas e fortalece a cultura da preservação no litoral paulista", destaca Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), que participará do mutirão em Bertioga.
Programação em Peruíbe no dia 08
Em Peruíbe, as atividades começam às 7h, com a segunda etapa do circuito gratuito de corridas, reunindo atletas amadores e profissionais em um percurso que valoriza as paisagens naturais da cidade. Entre 8h30 e 9h30, será realizado o mutirão de limpeza da praia, mobilizando voluntários para a preservação do ambiente marinho.
Das 8h às 16h, o público poderá participar da Arena Cultural, com oito horas ininterruptas de atividades educativas e interativas. A programação inclui oficinas de reciclagem para confecção de sacolas reutilizáveis, a "corridinha do reaproveitamento" em piscina, jogos educativos, tabuleiro gigante e ações de conscientização ambiental.
Também estão previstas coleta de lixo eletrônico com a Circular Brain, atividades da Unidade Móvel Educacional da NeoEnergia, ativações da Sabesp e a participação de organizações da sociedade civil, como Instituto Lixo Zero Baixada Santista, Ambieco e Aves Limícolas.
A Tenda de Parceiros reunirá instituições como Fundação Florestal, Cetesb e Crea, além de uma ação esportiva de beach tennis. A programação cultural contará com shows da Banda Alcateia, Dias de Passarinho e Grupo Girassol.
Bertioga recebe Verão no Clima no dia 10
A programação na cidade começa às 7h com a etapa local do circuito gratuito de corridas, seguida pelo mutirão de limpeza da praia, das 8h30 às 9h30.
A partir das 10h, a praia se transforma em um grande espaço de educação ambiental, com atividades até as 18h. O público poderá participar de oficinas de confecção de sacolas reutilizáveis, da "corridinha do reaproveitamento", jogos interativos, tabuleiro gigante e ações da Circular Brain.
A Neoenergia marca presença com sua Unidade Móvel Educacional, enquanto as tendas de organizações como Transformar, Amolb (Associação dos Monitores Ambientais do Litoral da Baixada Santista) e Greenpeace Bertioga apresentam projetos e iniciativas voltados à preservação ambiental. A Tenda do Governo de São Paulo será um espaço de orientação sobre políticas públicas ambientais e programas estaduais.
As atrações musicais confirmadas em Bertioga são Cristiane Caldeira & Alê e Massaroca da Massa.
Depois de Peruíbe e Bertioga, o Verão no Clima segue no mês de janeiro para Ilha Comprida, Praia Grande, Ubatuba, Santos e Guarujá. Mais informações e datas podem ser conferidas na página do Instagram do evento @veraonoclima.
Impacto e histórico do projeto
Desde sua criação, o Verão no Clima já impactou diretamente mais de 286 mil pessoas. Apenas na última edição, realizada em quatro cidades, cerca de 3,7 mil participantes — entre moradores, banhistas e turistas — participaram das ações promovidas pelo projeto.
A iniciativa é resultado de mais de três décadas de evolução das políticas ambientais no litoral paulista. O programa teve origem em 1988, com um projeto-piloto da Cetesb em Santos, que deu início à Operação Praia Limpa (1989–1994). Na sequência, vieram a Operação Litoral Vivo (1995–1998) e a Campanha Verão Limpo (1999–2003), consolidando parcerias com os municípios e estratégias de conscientização ambiental.
Em 2018, o projeto passou a adotar o nome atual e incorporou mutirões, oficinas e atividades culturais. Durante a pandemia, as ações migraram temporariamente para o ambiente digital, mantendo o foco na educação ambiental e no consumo consciente.
Hoje, o Verão no Clima é um dos principais programas de mobilização ambiental do Estado de São Paulo, reunindo poder público, empresas, prefeituras, sociedade civil e banhistas em torno de um objetivo comum: garantir praias mais limpas e um litoral mais saudável.
Serviço: Verão no Clima
Peruíbe – Dia 8, das 7h às 18h
Av. Governador Mário Covas Júnior, nº 1000 – Centro (altura da Praça Melvin Jonas)
Bertioga – Dia 10, das 7h às 18h
Av. Thomé de Souza, em frente ao nº 1045 – Complexo Esportivo Pé n'Areia
Deixe a sua opinião
ver todos