Terça, 15 de Julho de 2025

DólarR$ 5,56

EuroR$ 6,44

Santos

22ºC

SAÚDE

Um em cada quatro pacientes deixa de comparecer a exames agendados em mutirões no Guarujá

Nos dois últimos sábados, de 480 pacientes agendados, 116 não compareceram

Da Redação

15/07/2025 - terça às 09h09

A Prefeitura de Guarujá realizou mutirões de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma nos dois últimos sábados (5 e 12), no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), na Vila Júlia. Dos 480 pacientes previamente agendados, 116 não compareceram, o que representa uma taxa de absenteísmo de 24,2%. Ou seja, praticamente um em cada quatro deixou de fazer o exame, mesmo tendo confirmado presença.
 

As vagas para os mutirões são cuidadosamente organizadas, com antecedência, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Cada paciente é contatado, informado sobre o dia, horário e local do exame, e confirma se poderá comparecer.
 

Quando alguém falta sem aviso, além de gerar desperdício de estrutura e recursos, impede que outro paciente, que segue aguardando na fila, possa ser chamado para ocupar o lugar disponível. Em alguns casos, havia pessoas aguardando há mais de seis meses pela realização do exame que confirmaram presença e não compareceram.
 

O secretário municipal de Saúde reitera a necessidade da colaboração dos pacientes para a total eficácia dos mutirões. “A Prefeitura está fazendo a parte dela, ampliando a oferta de exames e organizando esses mutirões com muito empenho. Mas precisamos que os pacientes também façam a sua parte. Confirmar e não comparecer impacta diretamente outras pessoas que estão esperando por uma oportunidade”, frisa.
 

A coordenadora técnica de Atenção Especializada também reforça a necessidade de compromisso por parte dos usuários. “Estamos intensificando os mutirões justamente para dar mais agilidade à fila de espera, mas se as pessoas não comparecem, o sistema trava. Precisamos da colaboração dos pacientes para que esse esforço tenha resultado”, complementa.
 

Os mutirões seguirão sendo realizados como parte da estratégia para ampliar o acesso a exames especializados na rede municipal e zerar filas de espera. A orientação é que, em caso de imprevisto ou impossibilidade de comparecimento, o paciente comunique com antecedência, permitindo que a vaga seja remanejada e outra pessoa possa ser atendida.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POLÍTICA PÚBLICA

São Vicente reforça apoio a vítimas de violência por meio de programa estadual

PATRIMÔNIO HITÓRICO

Projetos da Prefeitura darão suporte a restauro de patrimônio histórico santista

FINANÇAS PÚBLICAS GUARUJÁ

Termina dia 25 prazo para adesão do pagamento antecipado de precatórios com deságio de 40%

2
Entre em nosso grupo