SÃO VICENTE
Equipamento contribui para tratamento e melhora na mobilidade
Da Redação
24/12/2025 - quarta às 18h00
Em um dia marcado por emoções, histórias e muita gratidão, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou, nesta segunda-feira (23), a última entrega do ano de órteses ortopédicas personalizadas para pacientes do Centro de Reabilitação Física Infantil São Camilo. Ao todo, foram entregues 36 órteses para crianças atendidas pela unidade.
Laura, de 6 anos, chegou ao local tendo que ser carregada pela mãe, com grande dificuldade para caminhar sozinha, e saiu andando de mãos dadas com ela. Francislene Fernanda Ledo se emocionou ao ver a filha em pé sozinha. "A órtese vai garantir uma melhor qualidade de vida para ela. Com o uso, pode ser que não precise de cirurgia, e ver minha filha em pé sozinha, feliz e comemorando, é o melhor", relatou a mãe, emocionada.
Com um nascimento tranquilo, Francislene conta que Laura desenvolveu paralisia aos 11 meses, e foi a partir desse momento que começou a buscar tratamento para a filha. "Fomos atrás, e quem me falou da órtese foi o fisioterapeuta dela. Sou muito grata por ter conseguido essa oportunidade, que vai ajudar muito daqui para frente".
Com animação e a ajuda de um andador, outra paciente também esteve presente: Lívia, de 8 anos, que foi buscar sua órtese acompanhada da mãe, Isabel Cristina Zampieri Leme. Ela se emocionou ao ver a empolgação da filha. "Isso ajuda muito. Não tenho condições financeiras para pagar uma órtese. Ela já usava uma, mas havia ficado pequena. Agora, com essa nova, será bem mais confortável, inclusive para andar", compartilhou a mãe.
Lívia nasceu com a Síndrome da Regressão Caudal (SRC). Isabel conta que recebeu a notícia ao final da gravidez e só pôde confirmar o diagnóstico após o nascimento da filha. "Conversei muito com o médico antes de ela nascer, mas só tivemos certeza da síndrome depois. Foi muito difícil conseguir tudo o que ela precisava. Agora, após nos mudarmos para São Vicente, temos mais apoio".
De acordo com o ortesista João Rodolfo Alencar, a órtese contribui diretamente para a locomoção, o ajuste dos movimentos e a autonomia dos pacientes. "Além de prevenir deformidades causadas por movimentos espásticos, o dispositivo melhora a percepção corporal, permitindo que a pessoa volte a reconhecer um membro cuja presença já não sentia há muito tempo. Isso contribui diretamente para a conquista da independência, que é o principal objetivo da reabilitação", destacou.
Para receber o equipamento, cada paciente passou por uma avaliação multidisciplinar com a equipe do Centro São Camilo, que identificou as necessidades individuais, sendo prescrita pelo médico fisiatra. Após a liberação, foram realizados os processos de medição, confecção de moldes personalizados, provas, ajustes e, por fim, a entrega da órtese pronta para uso.
"Essa última entrega do ano é um marco importante para todos nós, pois representa o compromisso da Secretaria com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida dos nossos pacientes. A entrega de órteses proporciona maior autonomia e mobilidade, e é resultado de um trabalho contínuo e colaborativo entre as equipes do Centro São Camilo e dos programas Reabilitar I e II. Quero expressar minha profunda gratidão a todos os profissionais envolvidos, que se dedicam incansavelmente para transformar a vida dos nossos pacientes. Sem o empenho de cada um, não seria possível alcançar esses resultados tão emocionantes e significativos para as famílias atendidas", pontuou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
Atendimento Centro São Camilo – A unidade atende crianças de até 12 anos, que apresentam paralisia cerebral, sequela de Covid-19, mielomeningocele, malformação dos membros, amputações, atraso do desenvolvimento motor, síndromes neurológicas, atrofia muscular espinhal, distrofia muscular, síndromes raras, síndrome de Down, sequela de AVC, paralisia facial, traumatismo cranioencefálico, sequela de tumores cerebrais e doenças pulmonares crônicas graves.
Após encaminhamento da rede de atenção primária, de urgência e emergência ou da especializada, a criança passa por consulta médica na unidade, e, conforme solicitação do mesmo, será direcionada para cada técnico especializado da unidade, de acordo com a necessidade.
O Centro São Camilo oferece serviços de fisiatria, neuropediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, enfermagem e nutrição.
Programa Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) - A ação faz parte do programa de entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para pessoas com deficiência, que contempla as unidades do Reabilitar I e II, além do Centro São Camilo, iniciado em 1997 e teve continuidade até 2012.
De 2012 a 2016, as entregas passaram a ser realizadas pelo Estado. Em 2022, a Prefeitura retomou o projeto e através da Secretaria da Saúde (Sesau), vem dando sequência ao programa de aquisição dos aparelhos que promovem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para as pessoas com deficiência.
De 2022 a 2025, a Sesau já realizou 520 entregas, sendo 179 cadeiras de rodas infanto/juvenil, cadeira higiênica, carrinho postural adaptado, almofada para cadeira de rodas e mesa de atividades para cadeira de rodas; 95 próteses, calçados adaptados e palmilhas sob medida; 210 órteses de membros superiores/inferiores, andadores, muletas e bengalas.
Deixe a sua opinião
ver todos