LEILÃO
Dois grupos estrangeiros participam do leilão para construção do túnel, que acontece nesta sexta-feira (5), na B3, sede da Bolsa de Valores de São Paulo.
Adriana Moraes
05/09/2025 - sexta às 10h00
A obra é estimada em R$ 6,8 bilhões e o projeto terá aporte público de até R$ 5,14 bilhões, dividido igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal. O restante será coberto pela iniciativa privada.
O projeto do túnel para ligar as duas cidades da Baixada Santista usa uma tecnologia inédita no Brasil e prevê 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos sob o estuário. E o túnel contará com duas faixas por sentido para veículos, corredor exclusivo para o VLT e acessos para pedestres e ciclistas. O governo paulista informa que mais de 28 mil pessoas cruzam diariamente as duas margens.
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), que foi realizado para esse empreendimento, o projeto levou em consideração soluções que buscam reduzir emissões e ampliar a sustentabilidade da operação.
Atualmente, há dois principais modos de travessia: o trajeto de 43 km via Rodovia Cônego Domênico Rangoni, utilizado por veículos comerciais, com tempo médio de 60 minutos, e o sistema de balsas e barcas, usado por pedestres, ciclistas e veículos leves, com tempos de travessia que variam de 18 a 60 minutos, dependendo das condições operacionais do porto. Com o túnel, o tempo nessa travessia deve cair para cerca de dois minutos.
O governo federal destaca ainda que a obra tem potencial de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, tanto na fase de construção quanto na operação do túnel.
Deixe a sua opinião
ver todos