TERREMOTO
O Instituto de Sismologia da USP notificou um abalo sísmico de magnitude de 3,9 na região de Itariri às 8h11. A Defesa Civil de São Paulo também confirmou os dois abalos
Da Redação BS9 - Isabella Monteiro - Atualizada 16/06/2023 - 11:43
16/06/2023 - sexta às 14h17
Tremor foi sentido em algumas cidades da região - Foto: Arquivo Pessoal
Um forte tremor pode ser sentido nesta manhã desta sexta-feira, 16, em algumas cidades da Baixada Santista, e em cidades do Vale do Ribeira.
Uma das cidades atingidas foi Peruíbe, que foi impactada com os tremores ás 8h22 da manhã, um dos moradores Guilherme Toreli relatou como foi a sensação dos tremores: "Era como se fosse obra, uma britadeira, caminhão passando e também um som grave como se fosse de uma obra. Aquele tremor não tão forte mas que você sente".
Há relatos de moradores de Itanhaém, Peruíbe, Miracatu e Registro, que sentiram os tremores.
Até o momento, a dimensão do abalo não foi divulgada por órgãos oficiais. O Labsis, da UFRN, informou que analisa os dados e deve confimar informações em breve.
Já a Defesa Civil do Estado informou, por meio de nota, que por volta das 8h22 um abalo sísmico foi sentido na região do Vale do Ribeira. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais.
Segundo o Centro de Sismologia da USP, o abalo foi de 4.0° na escala Hitcher e seu epicentro foi no município de Iguape. Este abalo pode ter sido sentido em um raio de até 100 km do seu epicentro. Abalos entre 3,5° a 5,4° são sentidos, no entanto, não costumam gerar danos estruturais.
Os moradores receberam um aviso de terremoto com magnitude de 4,9 na região e a distância de 51,7km que atingiu
"Foi estranha, de momento você pensa que é outra coisa, algo que a gente não espera, ainda mais sendo no Brasil. Nunca pensei que ia passar" completou Toreli
Deixe a sua opinião
ver todos