SANEAMENTO
O prefeito Farid Madi vistoriou as obras que começaram na última terça-feira (5) serão concluídas em julho de 2026
Da Redação
10/08/2025 - domingo às 09h38
O prefeito de Guarujá, Farid Madi, representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e equipe técnica da Prefeitura visitaram na manhã desta sexta-feira (08), as obras para importação de água por meio da travessia Santos-Guarujá, que acontecem na Rua São Paulo, em Vicente de Carvalho.
A obra, que atende as constantes tratativas do Município iniciadas em março deste ano, consiste na construção de uma travessia subaquática entre as duas cidades, com objetivo de garantir segurança hídrica para a região. A obra, com investimento de R$ 134,7 milhões, e conclusão para julho de 2026, beneficiará mais de 450 mil pessoas. A travessia terá 5,56 km de extensão, com 700 metros de tubos submersos, resultando na capacidade de abastecimento de 500 litros a mais por segundo.
A diretora regional da Sabesp na Baixada Santista e Vale do Ribeira, Olívia Mendonça, explicou que após a conclusão dos serviços, o Município contará com um sistema integrado de abastecimento de água, onde uma tubulação sob o canal do Porto de Santos irá transportar parte da água produzida na Estação de Tratamento de Água de Cubatão (ETA), ao Guarujá.
"É com muita satisfação que a Sabesp inicia essa importante obra. Temos um histórico problema de abastecimento e a obra, fruto de muitas conversas com a Prefeitura, trará segurança hídrica e um cenário mais confortável", frisou Olívia. Também participaram do evento Ricardo Furlani, gerente regional da Baixada Santista e João Paulo Tavares Papa, assessor de relações institucionais da empresa.
O prefeito Farid Madi ratificou que a crise hídrica é uma questão muito antiga e que a execução da obra é um momento histórico para o Guarujá. "Vamos solucionar de forma definitiva o problema da falta d'água, sobretudo aqui em Vicente de Carvalho. Convivemos com esse conflito há muito tempo. O diálogo com a Sabesp tem sido o melhor. Nunca tivemos uma relação tão harmoniosa", ressaltou.
Farid disse ainda que a empresa atenderá outra reivindicação feita pela Prefeitura. "A Sabesp irá fornecer 2 mil caixas d'água, inicialmente, para que as pessoas possam ter essa reserva de água temporariamente. Muita gente não possui caixa d'água. Hoje tivemos uma reunião muito proveitosa e tratamos sobre obras importantes, que o Governo do Estado irá anunciar no momento oportuno"
Outro anunciou feito pelo prefeito, foi a autorização da Prefeitura para que a Sabesp regularize o fornecimento de água em várias áreas informais, inclusive com a implantação de sistema de saneamento básico. "Isso evitará as ligações clandestinas de água, que também contribuem com a crise hídrica. A população será atendida com água e esgoto tratado.
Deixe a sua opinião
ver todos