Sexta, 16 de Maio de 2025

DólarR$ 5,68

EuroR$ 6,35

Santos

20ºC

SANTOS

Temporal e fortes ventos em Santos mobilizam mais de 250 pessoas para o reparo de estragos

Defesa Civil faz um alerta prevendo chuvas fortes para o fim de semana

Da Redação BS9 - Marina Estevão

16/02/2023 - quinta às 17h00

Município entrará em estado de alerta devido à previsão de nível do mar - Divulgação/PMS

As fortes chuvas e ventos intensos, acima de 60km/h, com rajadas de 139,19km/h, registrados em Santos na tarde de quarta-feira (15), resultaram na mobilização de cerca de 250 pessoas, entre equipes da Prefeitura e da empresa de limpeza urbana, para reparar os estragos do mau tempo. 

Os registros da ventania foram apurados às 16h24 pela Praticagem de Santos. Árvores tombaram em bairros como Aparecida, Boqueirão, Embaré e em alguns trechos da orla.

Na Rua Dagoberto Gasgon, nas proximidades do número 23, no Boqueirão, moradores acionaram as equipes da Prefeitura preocupados com uma árvore. Sem sinais de enfermidade, estado fisiológico precário, nem risco de queda, a espécie não precisou ser removida.

Secretário das Prefeituras Regionais, Thiago Leal destaca que as equipes da Administração Municipal permaneceram até as 23h de quarta-feira em regime de atendimento emergencial, priorizando casos de risco, como árvores apoiadas na rede de energia interrompendo vias ou passeios. "Contamos também com quatro caminhões cestos, três caminhões munck e um compactador".

Segundo Thiago Legal, foram mobilizados 15 trabalhadores para esses atendimentos, além das equipes da Terracom e das prefeituras regionais para serviços de limpeza.

Na manhã desta quinta-feira (16), as equipes seguem com os trabalhos de limpeza e remoção, que vão se estender ao longo do dia, com mais de 100 trabalhadores e cerca de 15 caminhões e diversas máquinas, em um esforço concentrado de equipes das prefeituras regionais, Terracom e Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) para retorno da normalidade dos trechos atingidos pelo temporal.

 

Previsão do tempo

Devido ao avanço de uma frente fria, a Defesa Civil de Santos faz um alerta prevendo chuvas fortes para sábado (18) e domingo (19). Para o sábado, o volume esperado é de 35mm a 70mm. No domingo, a previsão é de chuva com volume entre 40mm e 90mm. No final de semana a Cidade entra em estado de alerta, posterior ao de atenção,  devido à previsão de maré elevada e mar agitado a partir de sábado, conforme dados obtidos pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta.

A partir de sábado, são esperados ventos intensos na região costeira. As ondas podem superar 2,5 metros de altura na baía de Santos a partir das 19h. Essa situação se mantém no domingo, com ondas variando entre 1,6 metro a 2,5 metros. O pico da maré é esperado na madrugada, por volta das 3h.

Com relação à meteorologia, a Defesa Civil prevê chuva de forma persistente entre sexta (17) e segunda-feira (20), com longa duração e chegando com intensidade forte. Há 90% de probabilidade de chuva no sábado e domingo. O percentual cai para 60% na segunda-feira (20).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o Município entrará em estado de alerta devido à previsão de nível do mar acima de dois metros na baía de Santos. Caso as previsões oceanográficas se mantenham, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, além de impactos nas estruturas urbanas costeiras.

 

Morros

Os morros de Santos estão em estado de observação. Moradores destas áreas devem observar sinais de perigo como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados.

Em qualquer uma dessas situações, o munícipe deve deixar imediatamente a residência e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber alertas meteorológicos, o munícipe pode se cadastrar através do número 4099.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, entre outras medidas preventivas recomendadas aos moradores dos morros está evitar o despejo de lixo e detritos nas encostas que potencializem risco de escorregamento e, especialmente durante o verão, não construir ou ampliar as residências sem a consulta aos setores responsáveis da Administração Municipal.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

Peruíbe +Empreendedora movimenta Praça Flórida com cultura e negócios

CULTURA

Circuito Sesc de Artes chega a Peruíbe neste domingo (18)

ZELADORIA

Viva o Bairro: tranquilo e histórico São Jorge recebe serviços de reparo e conservação

2
Entre em nosso grupo