Domingo, 11 de Maio de 2025

DólarR$ 5,64

EuroR$ 6,36

Santos

23ºC

MELHOR IDADE

Solenidade comemora 25 anos de programa que valoriza experiência de idosos em Santos

Logo no início da sessão, o aposentado Lourival Rodrigues, 81 anos, colocou toda sua emoção para interpretar o hino nacional. "Canto em todas as oportunidades porque é a minha existência", definiu-se

Da Prefeitura de Santos

08/12/2023 - sexta às 00h01

A iniciativa no Legislativo é um reconhecimento e valorização do saber da pessoa idosa - Foto:

O protagonismo de idosos marcou a solenidade em homenagem ao Programa Tecnologia Social Vovô Sabe Tudo, realizada na tarde de quarta-feira (6), na Câmara Municipal (Centro Histórico).

Logo no início da sessão, o aposentado Lourival Rodrigues, 81 anos, colocou toda sua emoção para interpretar o hino nacional. “Canto em todas as oportunidades porque é a minha existência”, definiu-se.

Já as vovós Íria Belchior, 70, e Marilda Manea, 63, conseguiram levar o público a dar risadas e fazer reflexões, que deram uma nova letra à antiga canção ‘Atirei o pau no gato’, relacionando-a à quebra de estereótipo e ao novo recomeço de vida.

A iniciativa no Legislativo é um reconhecimento e valorização do saber da pessoa idosa, que é o objetivo do Vovô Sabe Tudo (https://x.gd/HIcru) desenvolvido nos equipamentos municipais da Cidade.

Também houve espaço para exposição de panos de prato, bonecas, chapéus e decorações natalinas feitos pelas vovós Margareth dos Santos, Leila da Silva, Ozaleia Mattos, Silvia Aguiar e Maria Penitente, em cursos gratuitos ministrados no Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro).

“São 25 anos de dedicação de pessoas que têm muitas histórias para contar e muitos talentos para mostrar. É uma celebração que deveria ser diária, já que o ‘Vovô Sabe Tudo’ traz um novo conceito de sociedade para crianças que estão aprendendo com esses idosos e que vão crescer acreditando que a idade é só um número. Ainda há muito para se experienciar na vida”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys, pasta à qual a iniciativa está vinculada.

Autor da proposta da sessão solene, o vereador Carlos Teixeira Filho, entregou placa comemorativa à responsável pelo programa, Adelaide Ferreira. “É emocionante estar aqui hoje. Só posso demonstrar o meu mais sincero ‘muito obrigada’ aos participantes e colaboradores, que fazem parte de uma iniciativa importantíssima com potencial para se expandir cada vez mais. Cada um que está aqui e faz a monitoria no Museu Pelé ou de uma igreja, por exemplo, abraçou o desafio proposto de estudar para poder ampliar mais seus horizontes. E isso, na terceira idade, após quebrar barreiras continuamente, é muito inspirador”, disse ela.

Os idosos participantes receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho realizado

VOVÔ SABE TUDO

Pensado pela assistente social Gisela Ione e desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com as pastas que recebem os serviços dos idosos, o Programa Vovô Sabe Tudo conta atualmente conta com 36 vovôs. O objetivo é promover o contato direto e a troca de conhecimento entre gerações em equipamentos municipais. Os colaboradores, que devem ter mais de 60 anos, recebem um salário mínimo e desempenham 20 horas de trabalho semanais, sendo quatro horas dedicadas à capacitação permanente.

Até hoje, a iniciativa já atendeu aproximadamente 200 vovôs que puderam aprimorar suas habilidades em diversas secretarias, ONGs e centros comunitários. Os idosos também participam de atividades culturais realizando contação de histórias em escolas municipais, dão cursos de artesanato em centros de convivência e centros comunitários e produzem trabalhos voltados à reciclagem na Ecofábrica.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

6ª CãoMinhada Solidária de Guarujá acontece dia 25, na Praia do Tombo

OPORTUNIDADES

São Vicente tem vagas gratuitas para capacitação de Operador de Caixa com Inclusão Digital

OPORTUNIDADES

Curso gratuito sobre presença digital para MEIs será realizado em Bertioga

2
Entre em nosso grupo