Segunda, 08 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,33

Santos

18ºC

ENSINO

Simulado Mirim mobiliza mais de 120 crianças e educadores em escola de Cubatão

Atividade promovida pela Unipar em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo reforça orientações de segurança

Da Redação

30/06/2025 - segunda às 11h33

Mais de 120 pessoas, entre alunos da educação infantil e profissionais da UME Rio Grande do Sul, no Jardim Costa e Silva, em Cubatão, participaram do Simulado de Emergência Mirim. A atividade reforçou orientações práticas sobre como agir com segurança em situações de emergência, de forma acessível e lúdica para as crianças.
 

Promovido pela Unipar, em parceria com o seu Conselho Comunitário Consultivo (CCC), o simulado contou com o apoio da Defesa Civil, Apell Cubatão, Companhia Municipal de Trânsito, além da equipe gestora e pedagógica da unidade escolar.
 

Durante o exercício, os alunos participaram de uma evacuação orientada, com sinalizações visuais, pontos de encontro identificados por cores e atividades educativas lúdicas. Cada sala da escola tem uma cor temática, presente nas cortinas, na ambientação e também nos kits de emergência – como os coletes dos professores e as bandeiras de sinalização – criando um padrão visual que facilita o aprendizado e a organização em situações de emergência.
 

"Ao promover o Simulado Mirim com crianças da educação infantil, reforçamos nosso compromisso com a prevenção e o cuidado ativo. Esse trabalho conjunto com a escola, a Defesa Civil e o CCC, mostra que a segurança é construída desde cedo, com diálogo, orientação e confiança mútua", destaca Damián Greco, diretor da Fábrica da Unipar em Cubatão.
 

A padronização dos elementos visuais foi desenvolvida em conjunto pela escola e pela Unipar, com o objetivo de facilitar a assimilação do conteúdo pelas crianças. A preparação para o simulado também incluiu reuniões com os responsáveis e capacitação prévia da equipe escolar.
 

"Em uma situação de emergência, é fundamental que os alunos saibam reconhecer os sinais e ajam com segurança. O uso de kits e cores facilita muito esse processo e torna o aprendizado mais efetivo", relatou Rosimeire Terashi, professora da educação infantil da unidade.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EDUCAÇÃO

São Vicente celebra Dia da Alfabetização com avanços históricos no ensino

CIDADANIA

Primeira edição do Ação Cidadania em 2025 realiza cerca de 3.500 atendimentos

PROJETO DE IMPACTO

"Primeira etapa vencida, mas união é essencial", diz Paulo Alexandre sobre túnel Santos-Guarujá

2
Entre em nosso grupo