Segunda, 30 de Junho de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,40

Santos

20ºC

ENSINO

Simulado Mirim mobiliza mais de 120 crianças e educadores em escola de Cubatão

Atividade promovida pela Unipar em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo reforça orientações de segurança

Da Redação

30/06/2025 - segunda às 11h33

Mais de 120 pessoas, entre alunos da educação infantil e profissionais da UME Rio Grande do Sul, no Jardim Costa e Silva, em Cubatão, participaram do Simulado de Emergência Mirim. A atividade reforçou orientações práticas sobre como agir com segurança em situações de emergência, de forma acessível e lúdica para as crianças.
 

Promovido pela Unipar, em parceria com o seu Conselho Comunitário Consultivo (CCC), o simulado contou com o apoio da Defesa Civil, Apell Cubatão, Companhia Municipal de Trânsito, além da equipe gestora e pedagógica da unidade escolar.
 

Durante o exercício, os alunos participaram de uma evacuação orientada, com sinalizações visuais, pontos de encontro identificados por cores e atividades educativas lúdicas. Cada sala da escola tem uma cor temática, presente nas cortinas, na ambientação e também nos kits de emergência – como os coletes dos professores e as bandeiras de sinalização – criando um padrão visual que facilita o aprendizado e a organização em situações de emergência.
 

"Ao promover o Simulado Mirim com crianças da educação infantil, reforçamos nosso compromisso com a prevenção e o cuidado ativo. Esse trabalho conjunto com a escola, a Defesa Civil e o CCC, mostra que a segurança é construída desde cedo, com diálogo, orientação e confiança mútua", destaca Damián Greco, diretor da Fábrica da Unipar em Cubatão.
 

A padronização dos elementos visuais foi desenvolvida em conjunto pela escola e pela Unipar, com o objetivo de facilitar a assimilação do conteúdo pelas crianças. A preparação para o simulado também incluiu reuniões com os responsáveis e capacitação prévia da equipe escolar.
 

"Em uma situação de emergência, é fundamental que os alunos saibam reconhecer os sinais e ajam com segurança. O uso de kits e cores facilita muito esse processo e torna o aprendizado mais efetivo", relatou Rosimeire Terashi, professora da educação infantil da unidade.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

FISCALIZAÇÃO

Guarda Municipal e Polícia Civil desarticulam desmanche clandestino de motos em Santos

ENSINO

EJA em Cubatão abre inscrições para o segundo semestre de 2025

MORADIA

Praia Grande/SP beneficiará 61 famílias do Núcleo Antártica II com regularização fundiária

2
Entre em nosso grupo