Domingo, 27 de Julho de 2025

DólarR$ 5,57

EuroR$ 6,54

Santos

20ºC

GESTÃO PÚBLICA

Semana da Indústria encerra com compromisso pela sustentabilidade e desenvolvimento de Cubatão

O prefeito César Nascimento foi representado pela vice-prefeita Andrea Castro que destacou que a assinatura coroou um momento de união entre todos

Da Redação

31/05/2025 - sábado às 18h27

Após as importantes discussões realizadas ao longo da Semana da Indústria, a Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo e representantes do Polo Industrial, de entidades e sociedade civil organizadas assinaram hoje (30) uma carta-compromisso com ideias e iniciativas a serem adotadas na Cidade. O documento simbólico foi assinado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, com a presença de diversas autoridades.

 

A carta traz uma série de compromissos a serem zelados pelo poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada e traz itens como preservação e valorização da experiência de Cubatão em recuperação ambiental; criação de mecanismos institucionais e permanentes de diálogo, acompanhamento, avaliação dos compromissos assumidos na Carta; integração de iniciativas para valorização da Educação, Ciência e qualificação profissional; apoio ao empreendedorismo local,  geração de trabalho, fortalecimento de arranjos produtivos, redução das desigualdades sociais e territoriais; contribuir para o fortalecimento da infraestrutura urbana, logística e produtiva de Cubatão e da Baixada Santista, com base na sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade urbana eficiente, saneamento básico e conectividade regional.

 

O prefeito César Nascimento foi representado pela vice-prefeita Andrea Castro que destacou que a assinatura coroou um momento de união entre todos os entes ali representados. Reforçou a importância da indústria para o município, essa "locomotiva" que faz parte da identidade de Cubatão. "Estamos renovando os votos de um compromisso para o desenvolvimento sustentável da nossa Cidade nos aspectos econômico, social e ambiental", disse.

 

A vice-prefeita também destacou que as parcerias são sempre um caminho benéfico, que traz frutos a todos aqueles que a participam. Enumerou diversos projetos recentes firmados entre a Prefeitura, empresas e outros órgãos, o que vai modificar por completo o futuro de cidade.

 

"Recebemos o selo de 'Cidade Verde do Mundo' da ONU-FAO reafirmando nossa consciência e luta ecológicas; nos tornamos 'Cidade Carbono Neutro' em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Com a empresa RUMO, a cooperação permite que ONGs como a Gerando Falcões esteja presente na vida da comunidade da Vila Esperança. E por fim, junto com o SENAC, vamos oferecer mais de mil vagas de cursos geradores de renda para as famílias que impactadas positivamente por projetos habitacionais. Tudo isso aconteceu porque todos nos unimos", afirmou.

 

Para o secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo Fabrício Lopes, abre-se um novo ciclo por meio desses compromissos iniciados já na nova roupagem da Secretaria que neste novo Governo passou a incluir a Indústria e o Porto. Segundo ele, o objetivo é prosseguir com ações que demonstrem que o desenvolvimento econômico conectado com a natureza é o caminho e que "essa carta-compromisso traz a sinergia que Cubatão tem entre o setor produtivo, sociedade civil e poder público por meio da Prefeitura. A mesma união que retirou Cubatão da poluição e a trouxe para o âmbito de 'Cidade Símbolo Mundial de Recuperação Ambiental' ".

 

Américo Ferreira Neto, representando do Ciesp Cubatão (centro das Indústrias do Estado de São Paulo), afirmou que a 'Semana' fortaleceu a indústria, mas sobretudo a importância do polo industrial de Cubatão para o Brasil. Atuando há 40 anos no setor, Américo ressaltou que as relações entre indústria, poder público e comunidade agora são totalmente diferentes de outras épocas e que o polo acompanhou essa transformação. Frisou que a sustentabilidade é uma governança que precisa sempre levar em consideração os avanços ambientais de Cubatão.

 

Já Ricardo Salgado, do Cide Cubatão (Centro de Integração e Desenvolvimento), concluiu que a celebração dos compromissos assumidos na Carta são o reflexo de tudo o que foi debatido nas diversas atividades da 'Semana' por agentes públicos, iniciativa privada, Academia e sociedade. "Muito importante essa iniciativa do Governo Municipal que tem perseverança e visão de futuro", disse.

 

Também participaram da cerimônia: o secretário Cleiton Jordão (Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal); Rafael Braga, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cubatão; Célio Lacerda, da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic); Claudio Alves, gerente de Operações da Yara.

 

Leia a carta na íntegra: CARTA COMPROMISSO PELA SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE CUBATÃO (1)

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIVERSÃO

Festival Estadual de Quadrilhas Juninas agita São Vicente neste final de semana

OPORTUNIDADES

PAT de Guarujá oferece 241 vagas de emprego neste sábado (26)

EDUCAÇÃO

Mongaguá intensifica combate ao bullying e racismo nas escolas municipais

2
Entre em nosso grupo