CUIDADOS
Vacinação é a maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença
Da Redação
10/11/2025 - segunda às 08h22
A meningite, inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, é uma doença que pode evoluir rapidamente e causar complicações. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), reforça a importância da prevenção, através da vacinação e da atenção aos sintomas.
A doença apresenta três tipos, como explica a médica infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital do Vicentino, Paula Baptista Carvalho:
"A viral é a mais leve e comum, apresenta sintomas parecidos com a da gripe ou resfriado. As bacterianas são as mais graves e podem levar à morte. São transmitidas por gotículas ou contato de secreções e podem ser causadas pelo meningococo, pneumococo ou hemófilo. A fúngica é menos frequente, acomete mais pessoas imunocomprometidas. É um quadro clínico mais grave que a bacteriana".
Os sintomas da meningite podem variar de acordo com o tipo, mas geralmente incluem: Febre alta e repentina; dor de cabeça intensa; rigidez no pescoço; náuseas e vômitos, sensibilidade à luz, confusão ou dificuldade de concentração e convulsões (em casos mais graves).
"O exame que comprova a doença é a coleta do líquor, onde analisamos as células, para pesquisar qual o tipo de infecção. E o tratamento da meningite depende do seu tipo. A meningite bacteriana exige tratamento com antibióticos, já a meningite viral, geralmente, é tratada com medicamento antiviral. A fúngica, por sua vez, requer medicamentos antifúngicos específicos", ressaltou a médica.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. No Município, o imunizante está disponível nas 26 unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30, e também no posto de vacinação do Brisamar Shopping, no 4º andar (em frente aos elevadores do estacionamento G5, ao lado da Angiocorpore), de segunda a sábado, das 10h às 19h.
As vacinas são: Meningo C (para o público de 3 e 5 meses), a meningocócia ACWY (para o público de 12 meses), e ela volta a ser aplicada na idade de 11 a 14 anos.
"A prevenção é o melhor caminho para proteger a nossa população. Por isso, reforçamos a importância da vacinação e da busca imediata por atendimento médico caso haja sintomas suspeitos. Com cuidados preventivos e a vacinação em dia, podemos diminuir o risco e garantir a saúde da população", pontuou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
--
Deixe a sua opinião
ver todos