DEVOÇÃO
Município faz um convite aos cristãos para que participem dessa grande festa turístico-religiosa
Pedro Juvenal
30/09/2025 - terça às 18h32
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil, é celebrada todo dia 12 de outubro, feriado nacional. Em 2025, a data cai em um domingo e a expectativa é que o Santuário Nacional, na cidade de Aparecida, distante 155 quilômetros da Capital, receba um público de 150 mil fiéis, quase cinco vezes mais que a população fixa local, que é de cerca de 32 mil habitantes.
Na Região Metropolitana da Baixada Santista, o município de Mongaguá também tem a Santa como padroeira e, em 2025, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo e em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, promete uma rica programação para celebrar a data.
Aliás, quem passa pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega não tem como deixar de notar, na altura do Km 305, o monumento em homenagem a Santa, localizado no Morro dos Macacos, também chamado de Morro da Padroeira, na entrada da cidade. A estátua tem cerca de 15 metros de altura, pesa aproximadamente 2,5 toneladas e foi criada pela artista plástica Eduarda Belquior, com a instalação em dezembro de 2006. O acesso é feito por uma “escadaria ecológica” com 143 degraus em meio à mata nativa, oferecendo uma vista panorâmica da região e da própria rodovia.
É lá que acontece boa parte da programação, com início na sexta-feira, dia 10, às 18h, com a apresentação de um coral religioso, no sopé do morro.
Já ao longo de todo o dia 11, sábado, mais especificamente das 9 às 17h, a cada hora cheia haverá a subida “guiada” das escadarias, ou seja, com a participação de guias de turismo, contadores de histórias, músicos, religiosos, entre outros. Essa programação se repete ao longo da manhã do domingo, 12, o dia da Padroeira, acrescida, às 11h30, da cerimônia de renovação de bençãos ao monumento e aos fiéis, seguida de apresentação musical comandada por coral da própria cidade.
Segundo Vera Lúcia Silva Jardim, secretária municipal de Turismo, a expectativa é a da participação de um grande público. “Essa é a maior festa turístico-religiosa do País. A orientação da prefeita Cristina Wiazowski é para que ano a ano consolidemos Mongaguá como o destino para aqueles fiéis que não podem ir a Aparecida. Temos tudo para nos tornarmos referência como destino secundário ou alternativo”, explica.
Ela faz questão de destacar que fé, turismo e cultura estarão reunidos nessa ação que promove a cidade a partir de seu potencial turístico natural e monumental. “A cidade e o povo de Mongaguá são sempre acolhedores. A ideia agora, nesse novo momento da cidade, é trazer para esse grande templo que é Mongaguá, os verdadeiros cidadãos de amor e fé. Todos então estão convidados para celebrarem a Padroeira Aparecida”, finaliza.
Deixe a sua opinião
ver todos