MEIO AMBIENTE
A coleta dá destino correto ao lixo e reduz impacto ambiental
Robson de Castro
05/03/2025 - quarta às 13h35
A Prefeitura de São Vicente, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), oferece o serviço de coleta seletiva, de segunda a sexta-feira.
Separar corretamente o lixo é uma das maneiras mais eficazes de reduzir a poluição e garantir que materiais recicláveis voltem ao ciclo produtivo.
Com dias programados para cada bairro, a coleta seletiva garante que papéis, plásticos, vidros e metais sejam reciclados para reduzir o acúmulo de resíduos em aterros sanitários e contribui para um ambiente mais limpo e sustentável. No entanto, para que esse processo funcione, é essencial que os moradores conheçam as regras de descarte e respeitem o cronograma do serviço.
Como separar?
Os materiais recicláveis devem estar limpos e secos para evitar contaminação.
Embalagens de alimentos precisam ser enxaguadas e deixadas para secar, antes do descarte.
Vidros quebrados devem ser embalados com segurança para prevenir acidentes.
Restos de comida, fraldas, papel higiênico e materiais contaminados não devem ser misturados aos recicláveis.
Quando acontece?
A coleta seletiva atende os bairros em dias específicos. Para conferir o cronograma completo, os moradores podem acessar o link: www.saovicente.sp.gov.br/coletaseletiva.
Para itens que não entram na coleta seletiva, como móveis velhos, eletrônicos ou entulho, os moradores podem utilizar os Ecopontos espalhados pela cidade. Eles funcionam de segunda a sábado, com horários específicos e estão localizados nos bairros Jardim Rio Branco (Avenida Ulisses Guimarães, 211), Vila Voturuá (Avenida Juiz de Fora, 48) e Cidade Náutica (Avenida Paulo Hourneaux de Moura, 101).
Dúvidas sobre o serviço podem ser esclarecidas com a Cooperativa Rainha da Reciclagem pelo telefone (13) 99796-1950.
Quando cada morador faz sua parte, a cidade se torna mais limpa, sustentável e eficiente na gestão de resíduos.
Deixe a sua opinião
ver todos