Quinta, 02 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,34

EuroR$ 6,25

Santos

23ºC

CUIDADO HUMANIZADO

São Vicente sedia Encontro Regional que reforça a importância da humanização e das redes de cuidado

Profissionais dos nove municípios da Baixada Santista participaram de evento

Da Redação

02/10/2025 - quinta às 13h50

Plano Municipal de Humanização, ações sobre o tema e produção de redes de cuidado. Esses foram alguns dos temas abordados no 'Encontro de Humanização em Saúde da Baixada Santista', nesta sexta-feira (26), na Associação Comercial de São Vicente. A ação contou com a presença de profissionais da saúde das nove cidades da Baixada Santista.


A atividade iniciou com a psicóloga e articuladora do Departamento Regional em Saúde- IV (DRS-IV), Mara Regina Anunciação, que abordou a política Estadual de Humanização (PEH) e Ações do Grupo de Trabalho de Humanização Regional (GTHR).


Posteriormente, foi a vez da coordenadora de Educação Permanente e Humanização em Saúde de São Vicente, Daniela Crescente Arantes Araújo Marques falar sobre o Plano Municipal de Humanização. São Vicente foi a primeira Cidade da Baixada a publicar no Boletim Oficial Eletrônico (BOM) um plano de humanização com indicadores, metas e diretrizes. Ele  é destinado a promover uma política institucional de humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais.


Por fim, a fonoaudióloga e coordenadora do Núcleo Gestor de Humanização da Secretaria do Estado (SES), Dra. Cristiane Marchiore, abordou sobre a produção de redes de cuidado: "As redes de cuidados nas unidades de saúde são essenciais para garantir a continuidade e a integralidade no atendimento, promovendo uma abordagem mais humana e colaborativa, onde os profissionais trabalham em conjunto para atender as necessidades de saúde de cada indivíduo, fortalecendo a conexão entre os diferentes níveis de atenção."


"Foi muito bom o encontro de hoje, poder discutir esse tema tão importante e compartilhar com profissionais de outros municípios é sempre uma troca de experiências e aprendizado", pontua Danilo Ribeiro Santos , coordenador de Atenção Hospitalar de São Vicente.


"Investir em humanização é investir na qualidade do cuidado. Fortalecer as redes de atenção e promover encontros como este são passos fundamentais para garantir um sistema de saúde mais acolhedor para a população", afirma a Secretária da Saúde, Michelle Santos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LAZER E COMUNIDADE

Rua da FelizCidade reúne centenas de pessoas em primeiro domingo de lazer em São Vicente

SAÚDE PÚBLICA

Unidades de Saúde de Cubatão funcionam com horário estendido no mês de outubro

HABITAÇÃO

Moradores da Mantiqueira escolhem apartamentos para o 'Novo Morar' em Cubatão

2
Entre em nosso grupo