CLIMA
Gabinete de crise irá monitorar áreas de risco em caso de temporal
Da Redação
07/11/2025 - sexta às 20h08
Devido às previsões meteorológicas que indicam a chegada de uma nova frente fria ao Estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista, a Prefeitura de São Vicente mobilizou uma força-tarefa para este final de semana, alertando especialmente os moradores que habitam sobre áreas de risco.
Uma reunião online promovida pela Defesa Civil Estadual na manhã desta sexta-feira (7) contou com a presença de integrantes da Administração Municipal de São Vicente, que já ativaram um protocolo de ação para o caso de temporais que podem atingir a região. Entre esta sexta-feira (7) e sábado (8), há previsão de rajadas de vento de mais de 100 km/h e chuva de intensidade média.
A Defesa Civil Municipal e demais forças de segurança estarão de prontidão para atender eventuais ocorrências.
"Fizemos uma reunião com o Coronel Henguel, coordenador geral da Defesa Civil do Estado de São Paulo, na qual foi alertada a possibilidade de um ciclone extratropical chegando da região Sul, com fortes rajadas de ventos. A previsão é que, nesta madrugada, tenhamos ventos de 100 km/h. Foram mais de 300 municípios do Estado nessa reunião, visando nos prepararmos para garantir a segurança dos vicentinos", explicou o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Rogério Barreto, alerta a população para as principais orientações a serem seguidas em caso de temporal. "É fundamental que o cidadão procure abrigos em lugares sólidos, não fique debaixo de árvores ou estruturas metálicas para prevenir acidentes. Caso haja ocorrências como por exemplo quedas de árvore, acione a Defesa Civil, que estará de prontidão para proteger o morador".
Utilidade pública
O cidadão pode receber alertas via SMS enviando o CEP de sua residência para 40199. Também está disponível o aplicativo da Defesa Civil do Estado para Android e iOS, com informações meteorológicas atualizadas.
Em caso de emergência, ligue para:
- Defesa Civil – 199;
- Corpo de Bombeiros – 193;
- Samu – 192;
- Polícia Militar – 190;
- Guarda Civil Municipal – 153.
Deixe a sua opinião
ver todos