SAÚDE
Decisão foi publicada nesta terça-feira (11) e tem validade imediata
Da Redação
12/11/2025 - quarta às 19h35
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, principalmente contra a Meningite C, a Prefeitura de São Vicente criou um decreto que torna obrigatória a apresentação da declaração de vacinação no ato da matrícula ou rematrícula escolar em toda a rede pública de ensino.
Hoje, a declaração é exigida apenas nas creches, mas, a partir de agora, será solicitada para todo o ciclo da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
A declaração deve ser emitida exclusivamente pelas Unidades de Saúde da rede pública municipal, mediante a verificação do cartão de vacinas. Nela, deve constar a situação vacinal da criança ou adolescente, se está em dia ou se falta algum imunizante. O documento terá validade de 12 meses, contados da data de emissão.
"Hoje estamos assinando um decreto dizendo que agora é obrigatória a declaração de vacina na Educação Básica também", afirma a Vice- Prefeita Sandra Conti.
A Secretária de Educação, Michelle Paraguai, explica que não há motivo para preocupações e que não há necessidade de interrupção das aulas por causa dos casos recentes na Baixada Santista. Todas as situações estão sendo monitoradas:
"Famílias, não se preocupem, não há motivo para suspensão de aulas, por conta dos casos na região. Nós seguimos oferecendo o melhor para os alunos, uma alimentação de qualidade, aprendizagem constante e estamos monitorando todas as situações que as equipes gestoras encaminham para nós. Fazemos esse acompanhamento em contato com a saúde, que é esse trabalho intersetorial".
Hoje, a cobertura vacinal para Meningite C, uma das formas mais graves da doença, está em 76,23% no município, abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, de 95% do público-alvo.
"As pessoas que precisam da declaração de vacinação para matricularem ou rematricularem seus filhos podem ir em qualquer unidade básica do seu bairro, ou no Shopping Brisamar, no nosso posto de vacinação. A vacinação é importante para proteger o seu filho, a sua família e a comunidade escolar. Precisamos ter essa consciência coletiva", ressalta a Secretária da Saúde Michelle Santos.
"Meningite é prevenção. Quatro em cada cinco famílias estão fazendo muito bem a lição de casa, caderneta de vacinação para a meningite está em dia, agora, e essa família que está faltando? É a hora de olhar a caderneta, cuidar do seu filho, da sua casa, da sua família para que todo mundo possa ficar bem. São Vicente está com um protocolo organizado, acompanhando cada caso e trazendo mais essa inovação: declaração de vacinação para matrículas em creches e para a educação básica da nossa cidade", completa o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado.
Deixe a sua opinião
ver todos