NOVIDADES
Prefeito de São Vicente, Kayo Amado e a primeira-dama, Thay Amado, participaram de evento no Palácio dos Bandeirantes
da Redação
07/08/2025 - quinta às 12h23
O Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, a primeira-dama de São Vicente, Thay Amado e a pequena Melissa, de três meses, foram recebidos em um evento, nesta quarta-feira (6) na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, na capital paulista. O encontro marcou o início da participação dos municípios no Programa SuperAção SP, criado para transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social, por meio da inclusão produtiva.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em conjunto com a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, apresentou os objetivos e perspectivas do programa que contará com um investimento inicial de R$ 110 milhões em cofinanciamento, nesta primeira fase, e ressaltou a importância do projeto:
"Mais do que um programa, é uma ponte para a dignidade. Vai entrar nas casas, caminhar lado a lado com as famílias, entender a jornada e ajudar a romper o ciclo da pobreza".
Para o projeto-piloto, foram selecionadas 49 cidades, dentre as 645 do Estado de São Paulo. São Vicente é uma delas:
"O Governo do Estado convidou, hoje, 49 prefeitos e as primeiras-damas e nós fizemos parte disso. A Cris, primeira-dama do Estado ligou para a Thay, o Governador ligou para mim, para que São Vicente pudesse ser uma das cidades-piloto de um programa que vai transformar a vida das pessoas. O objetivo é dar as mãos a quem mais precisa e ajudar as pessoas a superarem a pobreza. É dar oportunidade de se capacitar, oportunidade de emprego, e, também, um benefício social que impulsione essa pessoa a sair dessa situação de pobreza e isso vai acontecer em São Vicente", comemora o Prefeito Kayo Amado.
As primeiras-damas das cidades selecionadas tem papel fundamental na implantação da iniciativa, impulsionando a mobilização da comunidade e atuando em parceria com o Fundo Social e as equipes técnicas do Estado.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) também acompanhará a implementação do programa:
"Nós estamos levando essa ação para São Vicente e vamos acompanhar de perto a implementação, para que, de fato, realmente, ajude e transforme a vida das pessoas na nossa cidade".
A seleção das famílias beneficiadas pelo SuperaAção será feita através de quem já está cadastrado no CadÚnico, com acompanhamento de agentes do município:
"As pessoas que podem fazer parte são beneficiárias do CadÚnico, do programa social que traz o bolsa-família, entre tantos outros benefícios sociais. Com isso, através dele, algumas pessoas serão selecionadas e farão parte desse programa do Governo do Estado. Estaremos juntos nessa implementação", explica Kayo Amado.
A escolha da Primeira do Brasil é fruto do constante relacionamento do poder executivo municipal com o Governo do Estado:
"São Vicente foi selecionada, era algo que o governador já tinha falado que faria, ele realmente viu a nossa situação em todas as conversas que eu expus para ele, a quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, a quantidade de famílias. São Vicente foi uma das cidades - piloto selecionadas para enfrentar essa questão da pobreza, da miséria e ajudar as pessoas, não só com benefício, mas com um crescimento profissional para que eles mudem a trajetória da família deles", completa o Prefeito Kayo Amado.
SuperAção
De acordo com as informações do Governo do Estado o programa está estruturado em duas trilhas de atendimento:
Trilha de Proteção Social: direcionada a famílias com barreiras severas à inclusão social;
Trilha de Superação da Pobreza: focada em famílias com perfil ativo para inserção no mercado de trabalho.
Ambas as trilhas preveem acompanhamento social por até dois anos, com diagnóstico individualizado, bonificações condicionadas ao cumprimento de metas e acesso facilitado a políticas públicas em áreas como saúde, educação, habitação e geração de renda. Os municípios também receberão suporte técnico, capacitações, ferramentas digitais e apoio à governança local para garantir a efetividade das ações.
A expectativa é que a primeira fase do programa seja implementada até 2026, beneficiando aproximadamente 105 mil famílias em todo o Estado de São Paulo.
Deixe a sua opinião
ver todos