Modernização
Medida referência na redução de acidentes de trânsito terá 4 km de extensão no Município
Da Redação
09/10/2025 - quinta às 19h59
"Essa medida já beneficia mais de 500 mil motociclistas em São Paulo. No primeiro semestre deste ano, o Estado como um todo registrou aumento de 5,6% nas mortes no trânsito, quando, na capital, o índice é de redução de 7,6%. - Créditos
Pioneira na Baixada Santista, São Vicente implantará, inicialmente, 4 km de faixa azul para a circulação de motociclistas. A iniciativa, inovadora e de impacto direto na segurança viária, tem como objetivo reduzir o número de acidentes no trânsito, oferecendo mais proteção aos condutores, passageiros e pedestres e beneficiando categorias como motoboys e motociclistas de aplicativo.
A faixa será instaurada nas seguintes vias:
- Orla do Itararé em ambos os sentidos;
- Avenida Marechal Deodoro, no trecho entre a Avenida Prefeito José Monteiro e a Rua Dr. Armando Sales de Oliveira.
A medida adotada pela Prefeitura de São Vicente antecipa-se a um estudo do Ministério dos Transportes visando expandi-la por todo o Brasil. As motofaixas foram implantadas há três anos na cidade de São Paulo, acarretando na redução de 47% no registro de óbitos por acidentes de trânsito no Município desde então, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Temos dados concretos que evidenciam o sucesso dessa iniciativa. Diante disso, outras cidades, como Recife (PE), Salvador (BA), Santo André (SP) e São Bernardo do Campo (SP) já receberam autorização para implantar a faixa azul em caráter experimental. Aqui em São Vicente, saímos na frente adotando uma estratégia que deve ser espalhada por todo o Brasil".
Vale ressaltar que a Prefeitura já vem estudando novos locais para implantação da faixa azul na Cidade.
Investimentos - A futura implantação de faixa azul em São Vicente soma-se a uma série de iniciativas adotadas pela Administração Municipal visando proporcionar conforto, um tráfego mais fluido e seguro. Destacam-se, em mobilidade urbana, ações como as revitalizações das ciclovias das avenidas Antônio Emmerich e Tupiniquins, as reurbanizações da Linha Vermelha e da Avenida Ulisses Guimarães e a construção da alça de acesso à Rodovia dos Imigrantes.
-- Seicom
Deixe a sua opinião
ver todos