Domingo, 03 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,53

EuroR$ 6,41

Santos

21ºC

SAÚDE

São Vicente conta com maior ambulatório de assistência para pessoas trans na Baixada Santista

Após essa etapa, os pacientes são encaminhados pelo sistema CROSS para o ambulatório trans do Hospital Guilherme Álvaro, onde recebem acompanhamento clínico com equipe multidisciplinar

Da Redação

30/01/2025 - quinta às 09h49

Serviço é referência na região e oferece cuidado humanizado para população - Divulgação

Buscando fornecer todo bem-estar e suporte à população trans, a Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente (Sedhc-SV), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) e demais instituições, reforça o compromisso ao oferecer um ambulatório transexualizador na Cidade. O serviço, que atende mulheres e homens trans acima de 18 anos, é o maior da Baixada Santista em número de atendimentos ofertados.

A unidade funciona de forma integrada, começando pelos atendimentos na Sedhc, que oferece serviços como acompanhamento terapêutico, atendimento social, acesso à empregabilidade, oferta de cursos profissionalizantes, retificação do nome social e gênero, acesso à documentação civil (RG e Certidão de Nascimento) e combate à transfobia.

Após essa etapa, os pacientes são encaminhados pelo sistema CROSS para o ambulatório trans do Hospital Guilherme Álvaro, onde recebem acompanhamento clínico com equipe multidisciplinar.

Vale ressaltar que, de acordo com os dados de relatório - um dossiê divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) nesta segunda-feira (27), em Brasília, revela que 122 pessoas trans e travestis foram assassinadas no Brasil em 2024. As vítimas são, em sua maioria, negras, carentes e nordestinas. Desse modo, o dossiê destaca que, pelo 16° ano consecutivo, o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo.

"Vejo como um avanço imenso a criação das políticas públicas para as pessoas trans. A pauta LGBTQIAPN+ infelizmente ainda é muito criminalizada no Brasil, então a população acaba tendo os seus direitos violados. Quando conseguimos construir um serviço como o ambulatório trans, estamos garantindo esses direitos à comunidade. Então vislumbro um avanço cada vez maior. Hoje a Prefeitura de São Vicente dispõe de serviços que asseguram a proteção da população LGBTQIAPN+, em especial a população trans/travesti", ressalta o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes.

Diante desse cenário alarmante no Brasil, a Prefeitura de São Vicente reforça a importância do Ambulatório Transexualizador como um espaço de acolhimento, saúde, cidadania e respeito, garantindo direitos e combatendo a violência contra a população trans.

Os atendimentos podem ser agendados, presencialmente, na Rua José Bonifácio n° 404, 1° andar (Centro) ou pelo e-mail [email protected]. Atualmente, 60 pessoas já utilizam o serviço.

29 de Janeiro - Dia da Visibilidade Trans: Em 29 de janeiro de 2004, foi realizado em Brasília um evento nacional para o lançamento da campanha "Travesti e Respeito", no Congresso Nacional. Organizada por pessoas trans e travestis, essa campanha se tornou um marco na luta contra a transfobia. A partir desse momento, a data de 29 de janeiro passou a ser celebrada como o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data tem como propósito incentivar reflexões sobre os direitos e a cidadania das pessoas trans, travestis, transexuais (homens e mulheres trans) e não-binárias (aqueles que não se identificam com um gênero específico).

--

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OBRAS

Obras do Parque Palafitas em Santos dão novo passo com início da concretagem de lajes

SOLIDARIEDADE

São Vicente doa cerca de 1,5 mil roupas e 400 kg de alimentos a vítimas de incêndio em Santos

INCÊNDIO EM SANTOS

Famílias afetadas por incêndio em Santos receberão casas e ajuda do governo de SP

2
Entre em nosso grupo