SAÚDE PÚBLICA
Os mutirões contra o mosquito Aedes aegypti voltam a ser realizados em Santos nesta quarta-feira (30), após a conclusão das visitas aos imóveis realizadas ao longo do mês de julho para a terceira etapa da Avaliação de Densidade Larvária
Da Redação
29/07/2025 - terça às 08h00
O 29º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti será realizado no Rádio Clube. Agentes irão percorrer imóveis residenciais e comercias a partir das 9h no bairro.
Setenta e dois agentes de combate a endemias estão escalados para eliminar as situações de risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, além de 25 colaboradores da Terra Santos, que coletarão materiais inservíveis. Estes são imediatamente colocados em um caminhão da empresa para o destino correto dos resíduos.
Os agentes de combate a endemias são identificados com uniforme e crachá funcional. Nos 28 mutirões realizados em 2025, foram eliminados 1.497 focos com larvas de mosquito e contabilizadas 2.067 recusas à entrada dos agentes.
ATIVIDADES EDUCATIVAS
O grupo de Informação Educação e Comunicação da Secretaria de Saúde IEC realizou nesta segunda (28), na Policlínica do Ponta da Praia, as atividades de prevenção e conscientização sobre arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, e zoonoses como a esporotricose, doença fúngica transmitida de animais para humanos.
Outras ações estão previstas para esta semana, a partir das 9h:
Quarta-feira (30): Mercado do Peixe (Av. Gov. Mário Covas Júnior, 3050)
Quinta-feira (31): Projeto Feira Livre - Embaré (Av. Pedro Lessa)
Sexta-feira (1): Projeto Feira Livre - Ponta da Praia (Av. dos Bancários e travessa da Rua República do Peru)
BALANÇO
Em 2025, Santos contabiliza 4.032 casos de dengue, com pico nos meses de abril e maio e quatro óbitos. Em julho, foram confirmados 70 novos casos até o momento. A chikungunya soma 218 casos em 2025 em Santos.
VACINAÇÃO
A vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Até o momento, 24,05% do público-alvo completou o esquema vacinal.
Somente com as duas doses a pessoa está devidamente protegida. Quanto mais gente vacinada, menos o vírus circulará na cidade.
O MOSQUITO
As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam ovos em locais de água parada. Esses ovos necessitam de água e calor para eclodir. Assim, surgem as larvas, que mais tarde se transformam em pupa e, por fim, em mosquito.
Somente as fêmeas se alimentam de sangue humano, necessário inclusive para a maturação de seus ovos antes de serem depositados. Porém, se essa fêmea tiver picado uma pessoa infectada por dengue ou chikungunya, ela se torna transmissora dos vírus ao sugar o sangue de outros indivíduos.
ESTRATÉGIAS DE SANTOS AO ENFRENTAMENTO AO AEDES AEGYPTI – ANO INTEIRO
Casa a Casa - programa de visitação de rotina aos imóveis
Mutirão - varredura realizada semanalmente em algum bairro da Cidade
Visitas aos imóveis especiais e pontos estratégicos - locais visitados mensalmente
Imóveis especiais: grande circulação de pessoas - escolas, hotéis, shopping centers
Pontos estratégicos: mais risco de criadouros - borracharias, oficinas, ferros-velhos, cemitérios, obras
Nebulização - aplicação de inseticida no entorno da residência de pessoa infectada para combater o mosquito já na fase adulta, quando está transmitindo as doenças
Armadilhas - Santos possui 481 armadilhas distribuídas por toda a Cidade, monitoradas semanalmente, que mostram o índice de infestação de mosquito no local
Acompanhamento epidemiológico - notificação e investigação de todos os casos de doenças transmitidas pelo Aedes pela Vigilância Epidemiológica
Atividades Educativas - atividades educativas nas ruas, escolas, palestras em empresas e instituições, pedágios em diferentes pontos da Cidade, participação em eventos, estandes temáticos e reuniões em condomínios
Monitoramento com drones em locais de difícil acesso
Atendimento a denúncias - feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 162 ou site www.santos.sp.gov.br/ouvidoria
Deixe a sua opinião
ver todos