Sábado, 25 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,39

EuroR$ 6,26

Santos

26ºC

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Santos recebe comitiva de Nagasaki para fortalecer laços

Santos abriu as portas, nesta terça-feira (21), para receber a sua irmã do outro lado do mundo

Da Redação

25/10/2025 - sábado às 06h00

Uma comitiva de representantes de Nagasaki, no Japão, visitou o Paço Municipal da Cidade para estreitar os laços de união que vêm desde 1972, quando os dois municípios celebraram a sua irmanação.


A parceria fomenta ações de intercâmbio e cooperação mútua para iniciativas culturais, educacionais e de paz. Desde 2015, a colaboração se estende para a rede Mayors for Peace, idealizada por Hiroshima e Nagasaki e formada por cerca de 8 mil cidades comprometidas com a cultura da paz.


No âmbito do programa, a Cidade promove o intercâmbio de um jovem para um dos municípios anualmente para participar de conferências pela paz.


Estiveram presentes na comitiva japonesa o ex-prefeito Tomihisa Taue, o vice-diretor da Escola Secundária Feminina de Nagasaki, Hiroshi Maeda, o diretor-adjunto da Divisão de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Nagasaki, Takeshi Tanaka, e a funcionária da Divisão de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Nagasaki, Haruka Okuno. Eles trouxeram, ainda, uma carta de agradecimento escrita pelo atual prefeito do município, Shiro Suzuki.


VISITA

O grupo foi recebido no gabinete do prefeito e depois visitou o Salão Esmeraldo Tarquínio — onde ocorreu uma troca de presentes — e a Sala Princesa Isabel. A agenda também contou com uma visita na Secretaria de Educação (Seduc), onde os visitantes puderam conhecer as iniciativas de educação para a paz da pasta, e na Associação Japonesa de Santos.


Além do prefeito Rogério Santos, estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys, o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa, o vereador Paulo Miyasiro, entre outras autoridades. A conversa girou em torno dos desafios em comum que as cidades enfrentam no cenário atual. "Na visita de hoje, além da troca de experiências, focamos muito na questão das mudanças climáticas. Nagasaki é uma cidade portuária que sofre com as mudanças climáticas, assim como a cidade de Santos. A intenção é que a gente troque informações sobre projetos, obras e programas que ajudem a amenizar este problema que interfere tanto no dia a dia das cidades.", afirma Rogério Santos.


PAZ

Uma fração de segundo é a quantidade de tempo que demora para um dia bonito de sol se transformar em um inferno nuclear. Em agosto de 1945, sem aviso prévio, as cidades de Hiroshima e Nagasaki se tornaram as primeiras e únicas vítimas de um ataque do tipo na história. O mundo jamais voltou a ser o mesmo após aquele mês. Além das mudanças geopolíticas, o imaginário popular mudou radicalmente. Até hoje, em um mundo ainda permeado de conflitos, a ameaça nuclear surge frequentemente, evocada não só nas conversas da população, como também, por vezes, nas mesas de negociações das grandes potências. Neste âmbito, a parceria passa uma mensagem de paz, para que o que ocorreu em 1945 jamais se repita.


"Quanto mais nos esforçávamos, mais as pessoas tinham a impressão de ser um tema restrito a nós", conta Tomihisa Taue, traduzido pela intérprete Anna Ligia Pozzetti. "Na época, nós percebemos que, se houvesse outras cidades que se empenhassem nisso, mais as pessoas entenderiam que não é um tema só de Hiroshima e Nagasaki, mas do mundo todo. Quando Santos começou a atuar no Mayors for Peace, nós ficamos muito gratos pelo empenho de transmitir a paz da Cidade".


PRESENTES

Cerca de um ano depois da explosão da bomba em Nagasaki, uma árvore aparentemente morta começou a brotar novamente. Símbolo de paz e resiliência, é da madeira dessas mudas que foi feita a caneta com a qual a comitiva presenteou Santos, guardada na sala de presentes do Paço Municipal. Por sua vez, Santos presenteou a sua irmã com uma miniatura do bonde japonês. O veículo foi doado por Nagasaki e, desde 2019, integra a linha turística da Cidade após ter sido restaurado.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OBRAS

Construção da UME Edson Arantes do Nascimento, entra na reta final para entrega em janeiro

GESTÃO

CNL atende prefeita de Mongaguá e instala dispositivos luminosos na rodovia

OUTUBRO ROSA

Bertioga zera fila de ressonância magnética e avança para eliminar espera por mamografias

2
Entre em nosso grupo