ENSINO
O objetivo é criar no Município uma rede ampla de pessoas e instituições comprometidas com o enfrentamento da desinformação e a promoção da leitura crítica da mídia em toda a Cidade
Da Redação
26/08/2025 - terça às 13h25
Santos se prepara para assumir papel pioneiro em nova cooperação voltada ao futuro da democracia e da cidadania digital. Na tarde de segunda-feira (25), durante reunião em Brasília (DF), delegação da Prefeitura discutiu com representantes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) tratativas para participar de projeto-piloto internacional da área de mídia.
O prefeito Rogério Santos, a secretária de Comunicação e Economia Criativa, Selley Storino, o secretário da Casa Civil, Thiago Leal, e a jornalista e pesquisadora Renata Ferrarezi reuniram-se com representantes da Unesco para discutir o desenvolvimento de atividades e ações do Município no conceito MIL Cities - Media and Information Literacy Cities (Cidades de Alfabetização Midiática e Informacional). O encontro contou com a presença de Rafael Wagner Radke, oficial de Projetos da Unesco, e de Adalto Soares, diretor de Comunicação da entidade.
COMBATE À DESINFORMAÇÃO
O conceito de MIL Cities visa transformar centros urbanos em territórios comprometidos com a alfabetização midiática e informacional — estimulando habilidades como interpretação crítica de conteúdos, checagem de fatos, combate à desinformação e uso ético das tecnologias digitais.
O objetivo é criar no Município uma rede ampla de pessoas e instituições comprometidas com o enfrentamento da desinformação e a promoção da leitura crítica da mídia em toda a Cidade.
“Temos todo um histórico com a Unesco, por meio do selo de Cidade Criativa no segmento de Cinema, uma política pública de introdução à economia criativa por meio das Vilas Criativas, além de contarmos com um Plano de Governo e o programa PDR (Participação Direta nos Resultados) alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E, hoje, trabalhamos para mais uma construção de cooperação internacional”, disse o prefeito Rogério Santos, destacando que a aproximação com a organização internacional fortalece a posição da Cidade no cenário global.
PIONEIRISMO
A secretária de Comunicação e Economia Criativa de Santos, Selley Storino, explicou que a expectativa é que Santos esteja entre as primeiras cidades brasileiras a conquistar este reconhecimento. “Estamos entrando em um processo de prospecção. Não existe ainda um selo definido, mas a ideia é que, quando isso for consolidado, Santos já esteja na linha de frente. O Município vem discutindo o tema desde 2022, o que nos coloca em posição estratégica”.
A pretensão de Santos ao futuro projeto reflete a trajetória da Cidade em iniciativas de educomunicação e inovação social. O Município já se destaca com programas como o Educa Santos TV, o Parquinho Tecnológico, os grêmios estudantis e o componente curricular Comunicação e Multiletramento, implantado em 2019.
Santos também é reconhecida como Cidade Criativa da UNESCO em Cinema (desde 2015) e Cidade Educadora (desde 2008).
VÁRIOS ATORES
A proposta é que o projeto envolva não apenas o ensino formal, nas escolas municipais, mas também organizações da sociedade civil, universidades, profissionais e veículos de comunicação locais e regionais, equipamentos culturais e espaços de educação não formal, como as Vilas Criativas, equipamentos que funcionam em bairros de maior vulnerabilidade social.
Deixe a sua opinião
ver todos