Terça, 30 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,24

Santos

24ºC

10 ANOS DE CUIDADO

Santos celebra dez anos das equipes multiprofissionais

Há 10 anos, a Secretaria de Saúde de Santos implementava o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atualmente denominado eMulti, com a função de realizar ações junto à comunidade voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde

Da Redação

30/09/2025 - terça às 15h06

Para comemorar a data, foi realizado na última quarta-feira (24), o 'III Simpósio das equipes multiprofissionais de Atenção Primária à Saúde de Santos. De Nasf à Emulti: 10 anos de cuidado nos territórios de Santos'.


A palestra de abertura foi conduzida por Gustavo Guazzelli Nanni, técnico do Ministério da Saúde. Além de celebrar as conquistas da última década, foi relembrado o pioneirismo da Cidade em implementar as primeiras equipes de apoio antes de 2008, quando não havia nenhum programa oficial por parte do Ministério da Saúde.


Os denominados Grupos de Apoio Técnico (GATs) foram implementados na primeira metade da década de 2000, após a formação das primeiras equipes de saúde da família e do programa de agentes comunitários de saúde (PACS). A Zona Noroeste e a Área Continental de Santos foram os primeiros territórios contemplados.


A enfermeira Carolina Ozawa, que era coordenadora de Atenção Básica, explica os motivos deste trabalho, realizado de forma independente pela cidade. "Sentimos a necessidade de promover o cuidado integral de todos os entes da família, sob o olhar de diferentes profissionais, com foco na prevenção e na promoção de saúde. Agregamos psicólogos, assistentes sociais, entre outros. O foco não era a consulta individualizada e nem as doenças".


Naquela época, surgiram os primeiros grupos de atividades coletivas do Município, como o Viva Leve e antitabagismo, sempre ligados ao então Departamento de Atenção Básica, que era chefiado pela assistente social Carla Gonzaga, fundamental na criação dos GATs.


"Um desafio era mostrar para as pessoas a importância de manter-se saudável, controlar a pressão arterial, fazer atividades físicas, entre outras ações para prevenir as doenças cardiovasculares. Havia mais preocupação na resolução imediata dos problemas por meio das consultas médicas", lembra Carolina.


A psicóloga Danielle Abujamra Siufy Nardez, que atualmente compõe a eMulti Zona Noroeste e Morros, iniciou a sua trajetória na Prefeitura de Santos no GAT. "A ideia era atuar com os grupos prioritários, incentivando as unidades de saúde para o trabalho em grupos e a vigilância do território. Passei pela chefia, voltei para a ponta, e é incrível acompanhar toda a evolução que vivemos. Ver a dedicação de todos os colegas e saber que nosso município é um pioneiro nesse cuidado multiprofissional me enche de orgulho e emoção".


AVANÇO

Em 2008, o Ministério da Saúde implementa os NASFs em todo o território nacional. Santos, que já possuía uma estrutura para a finalidade de promoção de promoção de saúde, adere ao programa em 2015, com três equipes e fortaleceu ainda mais as ações locais.


Programas que existem até hoje, como o Movimente-se com a Música e com a Dança e o Atenção Intensiva ao Tabagista, já colhiam bons frutos no Município antes mesmo da adesão ao NASF. Em 2023, uma nova reforma foi comandada pelo Ministério da Saúde: os Nasfs foram substituídos pelas eMulti, que têm a função de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo as unidades que não são saúde da família, além do recebimento de recursos financeiros, uso de tecnologias de informação e comunicação, expansão do território de atuação e inclusão de novas especialidades. O objetivo é manter o olhar sobre a saúde física, mental e social.


"A eMulti é fundamental para a consolidação do cuidado ampliado na Atenção Primária à Saúde (APS). Essas equipes planejam o cuidado integral, articulando a clínica com uma visão ampliada e potencializando a capacidade da APS. Em muitos casos, essa atuação exige uma articulação em rede com outros setores, e as equipes eMulti são essenciais para fazer a ponte entre a atenção primária e os demais serviços. Seus dez anos de existência são um reflexo do pioneirismo e da dedicação dos profissionais que lutam diariamente nos territórios", destaca João Antonio de Sousa Barros, chefe da Seção de Atenção à Saíde da Comunidade (Seatesc).


Atualmente, Santos possui sete eMulti, compostas por fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais, farmacêuticos, psicológicos e ginecologistas. "O coração das eMulti são os profissionais que atuam no território, transformando políticas públicas de saúde em prática, promovendo atendimento integral à saúde de milhares de santistas", pontua Ariane Carneiro, coordenadora de eMulti da Secretaria de Saúde de Santos.


O secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, destaca a importância do trabalho das eMulti para o avanço das políticas públicas do Município, em parceria com outras pastas. "Deposito muita expectativa nas equipes multi quanto à integração de ações e políticas públicas com outros setores, seja da Secretaria Municipal de Saúde e de outras pastas do Município".


CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Ainda no simpósio, foram anunciados os vencedores do concurso fotográfico 'Retratos da Atenção Primária: O olhar do trabalhador da APS nos territórios de Santos'. Vinte cinco profissionais inscreveram uma foto cada, que retrata o seu trabalho.


Destes, seis foram classificados pelo júri do concurso e foram levados a voto popular durante o seminário. Os vencedores foram a agente comunitária de saúde Bruna Gonçalves Barata, com a imagem 'Um Leão por Dia' (1º lugar); a fisioterapeuta Gláucia Tobaldini, com a foto 'Comunidade e Cuidado: A força da agente comunitária de saúde' (2º lugar) e o motorista do veículo do Consultório na Rua, Anderson Xavier, autor de 'Consultório na Rua, junto aos que estão na rua' (3º lugar).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Parque dos Sonhos, de Cubatão, é a Melhor Escola do Mundo

ALESP NA BAIXADA

Orçamento 2026: parlamentares da Alesp estarão em Itanhaém para ouvir a população

EDUCAÇÃO EM CUBATÃO

Comissões apontam caminhos para Cubatão avançar na educação inclusiva

2
Entre em nosso grupo