GESTÃO PÚBLICA
A abertura foi feita pelo prefeito Rogério Santos
Da Redação
04/02/2026 - quarta às 11h34
Ao completar 480 anos no último dia 26 de janeiro, Santos já projeta os próximos passos rumo aos 500 anos de sua fundação. Com esse propósito, Prefeitura e Governo do Estado se uniram no projeto 500+ Caminhos para o Futuro, cujo primeiro evento foi realizado na quarta-feira (28), com o objetivo de discutir os desafios e oportunidades que devem orientar o desenvolvimento nas próximas duas décadas.
A abertura foi feita pelo prefeito Rogério Santos, que citou o professor e escritor austríaco Peter Drucker, referência mundial na área de administração: "A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo".
Segundo o prefeito, a frase sintetiza o compromisso da gestão com o planejamento estratégico de longo prazo. "Nossa proposta é continuar fazendo de Santos uma das melhores cidades para se viver", destacou, citando, ainda, a importância do fórum ao inserir na agenda pública temas de grande relevância, apoiados em bases técnicas e conhecimento científico.
MAIS IDOSOS E MENOS JOVENS
Sociólogo, mestre em Economia e doutor em Demografia, José Eustáquio Alves apresentou dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, Santos é o município mais envelhecido entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O Município tem um índice de envelhecimento de 175,7- divisão da população idosa (a partir de 60 anos) pela jovem (até 14), com valor multiplicado por 100.
Ao analisar a transição demográfica, considerada por ele o maior fenômeno de mudança de comportamento de massa da história da humanidade, o especialista ressaltou que a queda da mortalidade e o aumento da expectativa de vida representam uma conquista social significativa.
Durante o fórum, um vídeo institucional mostrou como as mudanças no perfil da população santista devem impactar o planejamento urbano, o sistema de saúde e o mercado de trabalho.
O secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, apresentou as ações voltadas à população com 60 anos ou mais. "Temos consolidado pilares de atendimento direcionados às especialidades voltadas a esse público".
Já o secretário de Governo, Fábio Ferraz, ressaltou o empenho da Administração Municipal em estimular a participação ativa da população idosa na sociedade, citando iniciativas de inclusão digital como exemplo.
Além de representantes do poder público, o evento reuniu profissionais das áreas de medicina, engenharia e acadêmicos, que contribuíram com análises e reflexões sobre as políticas públicas necessárias para a organização da Cidade no futuro.
Saiba mais sobre a história e programação dos 480 anos de Santos em www.santos.sp.gov.br/480anos
Deixe a sua opinião
ver todos