Quarta, 15 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,44

EuroR$ 6,33

Santos

23ºC

DIVERSÃO GARANTIDA

Saiba como exercitar os cãezinhos sem sair de casa

Veterinário explica a importância de não deixá-los sedentários

Por Lucas Campos - Redação BS9

22/05/2022 - domingo às 09h00

Atividade física é fundamental para manter a saúde do cachorro em dia - Foto: divulgação

Assim como os humanos, os cachorros também precisam se exercitar todos os dias para manter uma boa qualidade de vida. Mas é bem verdade que, com a correria do dia a dia, muitos tutores não conseguem levar os amigos de quatro patas para gastar energia em ambientes externos e os bichinhos acabam ficando sedentários.

"Não importa a idade, raça ou tamanho, todo cachorro precisa de exercícios regulares, mesmo que sejam em quantidades diferentes. Além de mantê-los saudáveis e mais flexíveis, as atividades físicas reduzem problemas comportamentais, como lambidas excessivas, latir, mastigar, cavar e outros comportamentos relacionados à ansiedade. Também previne doenças como obesidade e problemas do coração", explica o veterinário Alexandre Cunha dos Santos, que atua em Praia Grande.

Por isso, Alexandre preparou algumas dicas de possíveis exercícios para o corpo e a mente que podem ser realizados dentro de casa para aqueles tutores que não têm condições de sair para a rua, garantindo assim a saúde dos cachorros.

1. Para aqueles que moram em locais que tenham escadas, essa é uma ótima maneira de se exercitar o cachorro, já que envolve músculos diferentes dos que são usados em uma caminhada ou corrida regular. A dica é ficar no topo da escada e jogar um brinquedo, fazendo ele descer para pegar, e subir para trazer de volta.

2. Utilizar itens de diferentes tamanhos como bambolê e cabo de vassoura para formar um percurso com obstáculos, incentivando o cachorro a percorrer com petiscos e brinquedos que ele gosta é uma excelente forma de exercitar o animal.

3. Qual cachorro que não gosta de brincar de cabo de guerra? Pode não parecer, mas puxar uma corda (ou até um pano ou bichinho) é uma boa forma de exercitar o cãozinho, que gasta bastante caloria.

4. Brincar de pega-pega é um dos exercícios que mais garantem a felicidade dos cães e os ajudam a gastar bastante calorias.

5. Aqui o tutor vai precisar queimar algumas calorias com o cachorro. Pular corda acaba sendo uma super atividade para o animal, pois trabalha diversas partes do corpo e faz gastar muita energia. No início requer um pouco de paciência mas é uma questão de prática.

6. Continuando nos exercícios para pet e dono, para inovar na tradicional "jogar a bolinha para ele pegar", enquanto o cachorro corre o tutor pode fazer exercícios como abdominais e agachamentos

7. Por fim, para aqueles que possuem esteira dentro de casa, essa é uma boa maneira de exercitar o cachorro. Mas é importante colocar a velocidade baixa para ir deixando ele se acostumar aos poucos com o aparelho, fazendo ele se sentir confortável. Colocar um petisco como forma de incentivo para ele chegar lá pode ser uma boa estratégia.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PROTEÇÃO

Campanha de Multivacinação reforça importância da imunização em São Vicente

EVENTO

Praia Grande está com inscrições abertas para os Festejos de Iemanjá 2025

FUNDO SOCIAL

Caminhada Rosa na Praia do Tombo reforça prevenção ao câncer de mama

2
Entre em nosso grupo