OBRAS DA SABESP
Adutora irá reforçar o abastecimento de mais de 450 mil pessoas, garantindo a segurança hídrica da região
Da Redação
11/08/2025 - segunda às 18h00
A Sabesp iniciou na terça-feira (5) a instalação dos tubos do trecho terrestre do distrito de Vicente de Carvalho, para a nova travessia subaquática entre Santos e Guarujá. Com um investimento de R$ 134,7 milhões, essa nova tubulação interligará o sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água Cubatão ao sistema de distribuição de Vicente de Carvalho. A nova adutora passará por baixo do canal do Porto de Santos e transportará 500 litros de água tratada por segundo para Guarujá, reforçando o abastecimento para mais de 450 mil pessoas. Essa vazão de água encheria uma piscina olímpica em apenas uma hora.
As obras, que deverão ser concluídas no segundo semestre de 2026, farão a instalação de 5,56 km de tubos de 700 milímetros de diâmetro, sendo aproximadamente 1,5 km da travessia subaquática sob o canal do Porto. A obra estruturante amplia a segurança hídrica na Região Metropolitana da Baixada Santista.
A água transportada é produzida na estação de tratamento Cubatão, que fica na cidade de mesmo nome. De lá, ela vai para os reservatórios da Sabesp, as grandes caixas-d'água espalhadas pelos bairros. É a partir de um deles, no Saboó, em Santos, que sairá a nova adutora. Ela percorrerá avenidas da região do cais até passar por baixo do canal do Porto e chegar a um reservatório em Vicente de Carvalho.
Essa transferência não prejudica em nada o abastecimento nem de Cubatão nem de Santos. A estação de tratamento tem capacidade para produzir água suficiente para as três cidades; o que a nova travessia fará é aumentar a capacidade de transporte de água até Guarujá, mas os outros dois municípios continuarão recebendo água suficiente para atender os moradores e turistas.
Esta será a segunda travessia que passará por baixo do Canal do Porto. A outra já existente e em operação entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, envia até 500 litros por segundo para abastecer a Ilha de Santo Amaro.
Deixe a sua opinião
ver todos