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OBRAS PÚBLICAS

Rua da Alemoa, em Santos, começa a ganhar canal para melhorar a drenagem

Essa área contará com um segundo canal, agora do lado oposto ao já construído, de forma a garantir a drenagem adequada à rua. 

Da Redação

09/06/2025 - segunda às 17h14

Cerca de 70 metros de canal já foram construídos na Rua Augusto Scaraboto (Alemoa), sentido Santos, para receber as águas do Córrego do Sapateiro e melhorar a drenagem nas proximidades do Viaduto Paulo Bonavides.

 

Na sequência, serão assentadas aduelas (tubos de concreto) na extremidade do canal, na confluência com a Rua Albert Schweitzer, e bocas de lobo. Aduelas e bueiros serão interligados ao canal, garantindo condições adequadas para a drenagem.

 

Os trabalhos, que iniciaram o projeto da Prefeitura de melhorias na via, concentram-se, neste momento, no trecho próximo ao acesso à Stolthaven, empresa de armazenamento e distribuição de líquidos a granel localizada do lado oposto à Rua Aurélio Batista Félix, perpendicular à Augusto Scaraboto.

 

Essa área contará com um segundo canal, agora do lado oposto ao já construído, de forma a garantir a drenagem adequada à rua. 

 

Importante via de circulação de veículos pesados, a Augusto Scaraboto recebe diariamente cerca de 14 mil caminhões, que trafegam pelo porto e área industrial do Município, transportando 30% da produção nacional para embarque.

 

CANAL - "O berço (fundo) do canal, construído a 1,5 metro de profundidade, foi feito de rachão. Acima dessa camada foi assentado o gabião, atualmente com 140 m², estrutura em aço em formato de caixa, preenchida com pedras", explicou Guilherme Wingerter, técnico em edificações da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), da equipe que supervisão e acompanhamento das intervenções.

 

Essa estrutura, prosseguiu, é usada para conduzir a água de forma controlada e eficiente, evitando a erosão do solo. Já o rachão, constituído por pedras de vários tamanhos, funciona como camada de apoio para a construção do canal, fornecendo estabilidade, resistência e capacidades de drenagem.

 

O técnico adianta que, na etapa atual da obra, o canal servirá como 'piscinão'. "A maior parte da água das chuvas será represada e escoada para o lençol freático, enquanto a outra parte será drenada normalmente pela tubulação que está sendo instalada."

 

O projeto de melhoria da drenagem será complementado com intervenções a cargo da Autoridade Portuária de Santos (APS) em área de sua responsabilidade.  

 

PROJETO – O projeto da Prefeitura tem por objetivo melhorar o fluxo de veículos na entrada e saída da Alemoa e do porto, que não contam com um acesso rodoviário direto atualmente.

 

De acordo com o secretário Fabrício Cardoso, titular da Seinfra, a readequação do sistema viário da Rua Augusto Scaraboto e no entorno do viaduto reduzirá os conflitos nos cruzamentos. "As obras proporcionarão melhor fluidez para entrada e saída na Alemoa Industrial", frisou. Ele lembra, entretanto, que as intervenções não substituem o acesso direto ao porto, proposta em planejamento, que envolve a Prefeitura, APS, Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), Governo do Estado e Ecovias, entre outros.

 

PROJETO – A cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A. vencedora a concorrência eletrônica pública, e com prazo contratual até outubro, o projeto abrange intervenções na Augusto Scaraboto e no entorno do Viaduto Paulo Bonavides.

 

As obras, iniciadas em abril, envolvem também renovação asfáltica em 9.784,84 m² e pavimento rígido de concreto nos 3.052,50 m² de trechos com curvas acentuadas e nos acessos para os terminais e galpões. Serão construídas bocas de leão, e bocas de lobo simples e duplas, e os postos de visita serão nivelados.

 

A via terá 3.260,37m² de superfície regularizada e compactada, com execução de 3.173,80m² de passeio em concreto desempenado mecanicamente, no padrão Calçadas para Todos. Outros 25,50m² serão recobertos com piso em ladrilho hidráulico podotátil.

 

As intervenções envolvem ainda a instalação de 34 luminárias em LED, com vida útil mínima de 50 mil horas; limpeza e regularização de 9.207,23m² de áreas para ajardinamento, que receberão placas de grama esmeralda.

 

Estão previstas também sinalização viária em alumínio composto, instalação de alambrado em tela de aço galvanizado em 1.080m² das partes inferiores do viaduto e de gradil de tela eletrosoldado em 75m², no final do elevado, para proteção e direcionamento dos pedestres.

 

APROVAÇÃO E INVESTIMENTO - Antiga reivindicação dos trabalhadores, o projeto de melhorias na via de saída do viaduto da Alemoa representa um investimento de R$ 13.980.000,00, sendo R$ 10.651.467,72 recursos do Estado e o restante, contrapartida da Prefeitura.

 

A concretização desse projeto é resultado de uma reunião realizada em setembro de 2023 entre o prefeito Rogério Santos, o governador Tarcísio de Freitas, lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos), e representantes da categoria, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

 

O início das obras foi precedido de reuniões para definição e desenvolvimento do plano de ação entre a empreiteira, CET, Autoridade Portuária de Santos (APS), Guarda Portuária, representantes da Associação de Melhoramentos da Alemoa (AMA) e lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos), entre outros envolvidos.

 

O projeto de alteração do sistema viário teve como base proposta para melhoria do fluxo no entorno do viaduto, financiada pelas empresas do retroporto que integram a AMA.

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