Sexta, 09 de Maio de 2025

DólarR$ 5,66

EuroR$ 6,35

Santos

22ºC

MEIO AMBIENTE

Riviera de São Lourenço, em Bertioga, é referência nacional em saneamento

Na Riviera, existe um sistema de saneamento básico autônomo

Robson de Castro

18/03/2025 - terça às 10h12

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, chama a atenção para o necessário debate sobre a ampliação do saneamento básico no Brasil. Nesse sentido, o bairro Riviera de São Lourenço, empreendimento da Sobloco Construtora em Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo, é uma referência, ao manter um amplo sistema autônomo de saneamento básico, cuidado e gestão dos recursos hídricos.
 

"A qualidade da água tem peso fundamental no desenvolvimento da nossa sociedade. Por meio da sua conservação, protegemos o meio ambiente e garantimos mais qualidade de vida para as pessoas, seja nos centros urbanos ou no litoral", explica Beatriz Pereira de Almeida, diretora-adjunta de Marketing da Sobloco.
 

Na Riviera, existe um sistema de saneamento básico autônomo, que foi executado e é mantido com investimento privado. A água é tratada e pode ser tomada pela população do bairro diretamente da torneira, graças a um ciclo que começa na estação de captação na cabeceira do Rio Itapanhaú, percorre 4,4 quilômetros de linhas adutoras até a Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para 1,2 milhão de litros por hora.
 

O processo também contempla a distribuição para os mais de 13 mil imóveis residenciais e comerciais da Riviera, por meio de uma rede superior a 70 quilômetros de extensão. Fazem parte da estrutura as operações da ETA e do Laboratório de Controle Ambiental (LCA), que monitora constantemente a qualidade das águas do bairro (do mar, dos canais e do tratamento de esgotos).
 

O processo ainda inclui uma Estação de Tratamento de Esgotos que trata os efluentes de 100% dos imóveis da Riviera, fechando assim o ciclo da água no bairro.
 

Para viabilizar esse resultado, são realizadas inspeções periódicas em vários pontos da rede de distribuição, considerando uma metodologia apurada para lidar com a variação populacional do bairro. Modelo, inclusive, a servir de exemplo para bairros e cidades do País.
 

Os esforços refletem-se na renovação ininterrupta da Certificação ISO 14001 para o Sistema de Gestão Ambiental da Riviera, renovada por 24 anos. Graças a isso, o empreendimento de desenvolvimento urbano é o primeiro, em todo o mundo, a receber essa certificação por sua exemplar gestão ambiental.
 

A qualidade da água também se estende para além das fronteiras da Riviera de São Lourenço. A praia de São Lourenço conta com bandeira verde da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) sistematicamente o ano todo, com garantia de salubridade para seus usuários, sejam moradores, visitantes ou turistas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RECEITA FEDERAL

Receita Federal em Santos apreende mais de 800 kg de cocaína

OPORTUNIDADES

Grupo Pereira promove duas semanas de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

RELIGIOSIDADE

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ficará até o final do mês no Guarujá

2
Entre em nosso grupo